Visita Guiada à exposição “Movimento 2” de Leonor Beltrán

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

3 de maio
18h00
Casa da América Latina

A Casa da América Latina e Leonor Beltrán organizam uma visita guiada à exposição “Movimento 2”, no dia 3 de maio, pelas 18h00. No final da visita terá lugar uma conversa entre Leonor Beltrán e Joana Consiglieri.

Os desenhos a tinta-da-china da autoria de Leonor Beltrán, representam um “bailado pictórico”, em constante movimento, produzindo ritmos, pausas e linhas, e expressando a unidade e a diversidade da natureza orgânica, através de um gesto que gera a fluidez da linha, da forma e da textura.

Leonor Beltrán nasceu em Lisboa, filha de mãe portuguesa e pai argentino, desde sempre pintou e desenhou. Em 2016 iniciou-se como artista plástica, depois de um percurso por múltiplas áreas artísticas, expondo na Galeria da Livraria Sá da Costa em Lisboa, tendo participado em três Exposições Colectivas e integrando a exposição permanente do Espaço Camões da mesma. Em 2017 fez três Exposições Individuais, no Espaço Multiusos da Fortaleza de Santiago, em Sesimbra, no Espaço da Santa Casa, em Lisboa, e no CCC (Centro Cultural de Cascais).

A sua formação inicial foi em dança e teatro e estudou canto e piano. Nesta área tem desenvolvido um trabalho tanto a nível pedagógico como artístico, sobretudo como bailarina, performer, atriz, marionetista, cantora e coreografa. Estudou pintura com Cecília e Isabel Menano. Frequentou um curso de Verão de desenho no Ar.co. Desenvolveu trabalhos como cenógrafa e figurinista, assim como a nível da conceção plástica de espetáculos e desenhou algumas capas de programas e cartazes. A nível de formação, possui a Componente Curricular do Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento e do Mestrado em Estudos de Teatro da FLUL, a Licenciatura em Dança e o CESE em Teatro e Educação do IPL.

Joana Consiglieri, artista plástica, professora e investigadora. Tem o Doutoramento em Belas-Artes, na especialidade em Ciências da Arte, e o Mestrado em Teorias da Arte pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Curso de Desenho da S.N.B.A., com habilitações e formação em Desenho e Escultura. Desde o princípio da sua atividade artística, em 1992, expõe com alguma regularidade, em que sempre teve o interesse em aprofundar o conhecimento erudito interdisciplinar do ser humano e da natureza, como uma forma de entender o humano e não-humano, em diversas linguagens artísticas, desde desenho, escultura, instalação, fotografia e vídeo. Está representada em algumas instituições (PLMJ, Fundação António Prates, por exemplo). Desde 2002, publica regularmente em revistas e catálogos de Arte Contemporânea. Presentemente, colabora na Magazine Artecapital. Desde de 1998, lecciona na Escola Superior de Educação João de Deus em vários cursos e graus, a título de exemplo Licenciatura em Educação Básica e Mestrados. Desde 2014, Investigadora no Centro de Investigação João de Deus, em Estudos Artísticos (Teorias da Arte e Ciências da Arte) e Educação Artística, quer nacional quer internacional, com publicações em revistas científicas no âmbito Educação Artística. Na sua obra plástica, a artista dedica-se a um conhecimento interdisciplinar, nas várias manifestações eruditas sobre a natureza e a ecologia, em que ser humano é parte integrante dela. Tal como afirma Walt Whitman, na sua poiesis: Though it were told in the three thousand languages, what would air, soil, water, fire, know of my name?

Partilhe: