Acordeonista brasileiro Luciano Maia leva “Baile” à Casa da América Latina

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

6 de abril
21h30
Casa da América Latina (Av. da Índia, 110)
Entrada: 5€

O espetáculo Baile do Maia do acordeonista brasileiro Luciano Maia realiza-se na Casa da América Latina, no dia 6 de abril, pelas 21h30.

Criado a partir de uma pesquisa que recupera os elementos dançantes da música gaúcha do passado, Baile do Maia promete pôr o público a dançar. Ao Baile liderado pelo acordeão de Maia, juntam-se o violão, o cavaquinho, o baixo, a percussão e a bateria, criando uma interpretação de canções clássicas e temas instrumentais com novos arranjos.

Luciano Maia conta com uma trajectória musical de mais de 20 anos como músico e produtor. Fundindo a identidade regional com outros ritmos brasileiros e universais, faz atualmente parte dos projetos Baile do Maia, Quartchêto, do qual é um dos fundadores, duo Balaio de Sons, com o violonista Gabriel Selvage, e organiza workshops de acordeão. Natural de Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul, aos nove anos fez suas primeiras apresentações como acordeonista em Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s). Com 15 anos, foi convidado a participar do grupo Quero-Quero, com longa trajetória na animação de bailes, com o qual gravou Todo Homem do Pampa (1997).

Em 1999, gravou e produziu seu primeiro álbum solo “Sonho Novo”. Contam-se ainda entre os seus instrumentais Minha Querência (2002), Cruzando a Pampa (2007), A Gaita do Rio Grande (2014) e Janelas ao Sul (2014). A partir do disco Encomenda (2009), iniciou a sua faceta de cantor, seguida por Talareando (2011) e Cordeona-me (2012). No início dos anos 2000, foi selecionado para o projeto Cartografia Musical Brasileira, do Rumos Itaú Cultural.

Página de Luciano Maia no Youtube:

Partilhe: