Embaixadora do Paraguai visita Casa da América Latina

Etiquetas: , , , , ,
___________________________________________________________________________________

A Embaixadora do Paraguai em Portugal, María José Argaña Mateu, visitou a Casa da América Latina e reuniu com sua a secretária-geral, Manuela Júdice, no dia 1 de fevereiro de 2018, de forma a fortalecer a relação entre a Embaixada do Paraguai em Portugal e esta instituição, bem como preparar novas parcerias de âmbito cultural e económico.

Quais os principais objetivos e preocupações após tomar posse como Embaixadora do Paraguai em Portugal?

O principal é continuar a fortalecer as relações com Portugal, aumentando o intercâmbio comercial e cultural. É por isso que é tão importante para nós trabalhar com a Casa da América Latina (CAL) e criar uma relação que nos permita realizar ações em parceria e englobar o programa de atividades desta instituição.

Pode já avançar algumas das iniciativas que estão previstas?

Durante o encontro que tivemos com a Drª. Manuela Júdice averiguamos sobretudo a possibilidade de realizar atividades de âmbito municipal, com os municípios do Paraguai e os de cá. Por exemplo, com o município de Matosinhos teremos uma atividade já entre 22 e 23 de fevereiro. Vamos esforçar-nos por fazer também atividades com o município de Encarnação, na área cultural, e fortalecer nas áreas do Comércio e do Turismo. Esperamos ainda incentivar candidaturas aos prémios que a CAL implementou, tanto nas Ciências Sociais, como na Ciência e Tecnologia, bem como marcar presença no Dia Mundial da Poesia (em março de 2018, no Centro Cultural de Belém).

Está prevista uma aposta forte na área económica?

Sim, queremos fortalecer esse aspeto, e, acima de tudo, tirar proveito de toda a influência que a CAL tem no seio comercial, através de relações já bem estabelecidas. Esperamos que o Paraguai possa continuar a crescer neste âmbito, e que ambos os países possam favorecer desta evolução.

O Paraguai está numa intensa fase de crescimento económico e existem oportunidades para as empresas portuguesas…

Existe já um forte investimento português no Paraguai, observa-se uma grande curiosidade face a este país, que é o que tem o crescimento económico mais ativo na América Latina depois do Peru, para além de estar a passar por um processo social e político muito importante. Acredito que este é o momento propício para que possamos fortalecer o intercâmbio comercial, económico e cultural que temos com Portugal.

Partilhe: