Mostra de Cinemas Ibero-Americanos em Loulé

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

25 a 28 de janeiro
Cine-Teatro Louletano

Visite o site oficial

Depois de passar por Lisboa, a Mostra de Cinemas Ibero-Americanos visita Loulé. De 25 a 28 de janeiro, o Cine-Teatro Louletano recebe 8 dos filmes que foram apresentados no Cinema São Jorge em dezembro de 2017.

A Casa da América Latina, com conjunto com a Passado e Presente – Capital Ibero-americana de Cultura 2017, alargou o âmbito da sua habitual Mostra de Cinema Latino Americana ao espaço ibérico. Esta experiência, foi bem sucedida em Lisboa, implicando “um grande investimento e uma maior presença de convidados, em 31 sessões, 41 filmes, 10 realizadores convidados, 2265 espetadores, ao longo de 13 dias”, como refere Bernardo Vilhena, coordenador cultural da Casa da América Latina.

Começando por “Toutblanc” do argentino Iván Fund e fechando com “O Peixe” do brasileiro Jonathas de Andrade, a Mostra incide em particular nas novas vozes, em nomes de gerações históricas das cinematografias da região, em documentários de exceção, em obras mais experimentais que integram com sucesso a irrupção das novas tecnologias, não esquecendo filmes que alguns se atrevem já a considerar clássicos modernos.

Através do apelo lúdico à memória coletiva, expressa no título – No escurinho do cinema, a mostra constitui uma oportunidade para refletir sobre a criatividade e a diversidade dos cinema ibero-americano. Os seus cineastas revelam a capacidade de absorção e integração das convulsões históricas desta região, bem como uma genuína vontade de questionamento e reinterpretação dos eventos que têm afetado um mundo que partilha muito mais do que duas línguas comuns.

“Mais uma vez, nesta 8ª edição, embaixadas, espetadores, cinéfilos, todos contribuíram para um maior conhecimento sobre a América Latina, os seus novos temas e talentos”, salientou Bernardo Vilhena.

A programação completa poderá ser consultada em breve no site oficial da Mostra de Cinemas Ibero-Americanos 2017.

Fique atento às novidades no nosso Facebook!

Partilhe: