2018 e a cultura portuguesa na América Latina

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

O ano de 2018 será um ano de confluência da relação cultural entre Portugal e o México. País Convidado de Honra na Feira do Livro de Guadalajara, um dos maiores e mais importantes certames da especialidade, Portugal procurará, a partir do Livro, de uma forma transversal e integrada, projetar as múltiplas vertentes da sua Cultura.

A projeção de Portugal no Mundo, vocação que historicamente sempre foi manifestada, será feita em 2018 no México, numa perspetiva também alargada à restante América Latina, de forma a incentivar a curiosidade de quantos terão oportunidade de assistir às diferentes linhas da programação a ser apresentada. Pretende-se, assim, obter como retorno desta projeção o aprofundamento da relação cultural entre Portugal e o México, numa lógica de conhecimento mútuo e de partilha.

Esperamos que 2018, por via do mote do Livro e da presença de Portugal na Feira do Livro de Guadalajara, marque novo passo nas nossas relações culturais com o México e com toda a América Latina e que esta oportunidade motive todos os agentes culturais, científicos, económicos e turísticos a aproveitar e potenciar a grande ligação e empatia que consubstancia a relação entre o povo mexicano e o povo português.

Luís Filipe Castro Mendes
Ministro da Cultura

Partilhe: