Viva México! – Testemunho do Secretário de Estado da Internacionalização sobre a visita à FIL e à Mota-Engil

Etiquetas: , , , , ,
___________________________________________________________________________________

A América Latina é um dos focos atuais da internacionalização da economia portuguesa e o investimento nesta região pode ser favorecido por iniciativas no âmbito cultural e científico.

Foi nesta perspetiva e numa clara manifestação de apoio à internacionalização da cultura e das indústrias criativas portuguesas, que honrosamente acompanhei o Sr. Ministro da Cultura, Luis Filipe de Castro Mendes, na visita à Feira Internacional do Livro de Guadalajara, na cerimónia de passagem de testemunho a Portugal enquanto país convidado de honra em 2018.

A integração da cultura e das indústrias criativas na exportação de bens e serviços é muito importante para a internacionalização portuguesa. Dá de Portugal a imagem que queremos: criatividade, inovação e modernidade.

A feira de Guadalajara permitirá aproximar os nossos países (Portugal e o México), promover os vínculos culturais e aumentar os intercâmbios com o mercado editorial latino-americano.

Os bens e serviços portugueses têm um verdadeiro potencial de exportação. A qualidade, o trabalho, a tecnologia avançada e a mão-de-obra especializada são fatores que justificam o seu sucesso e fazem a diferença.

Exemplo disto é empresa Mota-Engil, com atividade no México. É a maior investidora portuguesa neste país e está, neste momento, a desenvolver projetos de infraestruturas de relevante dimensão com diversas valências técnicas, como é o caso do Metro de Guadalajara.

Tive a oportunidade de visitar esta obra, inserida no projeto de ampliação da linha 3 do metro de Guadalajara, um projeto que conta com 12 estações distribuídas ao longo de 14 Km de via.

A Mota-Engil está a desenvolver em Guadalajara um dos maiores projetos do Grupo, e o maior na América Latina.

 

Eurico Brilhante Dias
Secretário de Estado da Internacionalização

 

Partilhe: