Praça República Argentina inaugurada em Lisboa

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

No dia 21 de novembro, na freguesia do Parque das Nações, foi inaugurada a Praça República Argentina conjuntamente com o busto do militar argentino, General José de San Martín, no âmbito das comemorações dos 200 anos da Independência da Argentina (9 de julho de 2016).

O descerramento das respetivas placas toponímicas foi realizado pela Câmara Municipal de Lisboa, representada pela Vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto (autora da proposta em reunião de câmara), e pelo Embaixador da República da Argentina em Portugal, Oscar Armando Moscariello.

Nesta mesma ocasião, foi inaugurado no local um busto do General José de San Martín, militar argentino fundamental na independência da Argentina, Chile e Peru na primeira metade do séc. XIX, oferecido pela Embaixada Argentina à cidade de Lisboa.

Para Fernando Medina a colocação deste busto “é uma justa homenagem a um dos heróis do movimento de independência da América do Sul” considerando ainda que “o facto de associarmos um busto do general José Francisco San Martin a uma rotunda em Lisboa reflete a amizade existente entre os dois países, cuja história estará para sempre interligada pelo facto de Portugal ter sido o primeiro país no mundo a reconhecer as Províncias Unidas do Rio da Prata em 1821”.

Na cerimónia, Fernando Medina expressou ainda a sua solidariedade e preocupação à República da Argentina e a todas as famílias dos marinheiros do submarino que se encontra desaparecido, prestando todo o apoio neste “momento delicado”, através de “uma forte esperança num desfecho positivo para esta difícil situação”.

Consulte aqui o discurso do Embaixador da Argentina em Portugal.

 

Partilhe: