A Mostra de Cinemas Ibero-Americanos 2017 invade o São Jorge em dezembro

Etiquetas: , , , , ,
___________________________________________________________________________________

4 a 16 de dezembro

Cinema São Jorge (Lisboa)

Visite o site oficial da Mostra de Cinemas Ibero-Americanos 2017

A Casa da América Latina apresenta a Mostra de Cinemas Ibero-Americanos – No escurinho do cinema, que decorrerá entre 4 e 16 de dezembro no Cinema São Jorge, em Lisboa.

A já habitual Mostra de Cinema da América Latina (que se realiza há sete anos consecutivos), associou-se este ano à Passado e Presente – Capital Ibero-americana de Cultura 2017, alargando o seu âmbito ao espaço ibérico. Prolongando-se por 13 dias, tem a curadoria de Carlos Nogueira (Portugal) e Teresa Toledo (Cuba), contando com cerca de 40 filmes e a presença nas sessões de vários realizadores ibero-americanos.

Começando por aquele que foi recentemente considerado por uma assembleia de críticos o melhor filme chileno do século XXI, Aquí no ha pasado nada, de Alejandro Fernández Almendras, e terminando com os dois mais recentes filmes selecionados, Tierra mojada, de Juan Sebastián Mesa (competição oficial de curtas-metragens do Festival de Veneza) e La defensa del dragón, da estreante Natalia Santa (Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes), esta iniciativa tem o objetivo de cobrir um amplo espectro de formatos e géneros.

A Mostra incide em particular nas novas vozes (das 30 longas-metragens exibidas, 11 são primeiras obras), em nomes de gerações históricas das cinematografias da região, em documentários de exceção, em obras mais experimentais que integram com sucesso a irrupção das novas tecnologias, não esquecendo filmes que alguns se atrevem já a considerar clássicos modernos.

Através do apelo lúdico à memória coletiva, expressa no título – No escurinho do cinema, a mostra constitui uma oportunidade para refletir sobre a criatividade e a diversidade dos cinema ibero-americano. Os seus cineastas revelam a capacidade de absorção e integração das convulsões históricas desta região, bem como uma genuína vontade de questionamento e reinterpretação dos eventos que têm afetado um mundo que partilha muito mais do que duas línguas comuns.

A programação completa pode ser consultada no site oficial da Mostra de Cinemas Ibero-Americanos 2017.

Fique atento às novidades no nosso Facebook!

Partilhe: