Iniciou a 40ª edição do Programa Ibero-Americano de Formação Municipal

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

Arrancou, a 13 de novembro, a 40ª edição do Programa Ibero-Americano de Formação Municipal, organizado anualmente pela União de Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI), com o objetivo de propiciar o intercâmbio de práticas entre quase meia centena de especialistas e governos locais de toda a Ibero-América. Nesta nova edição, as políticas sociais e culturais serão as protagonistas do debate.

Durante o ato inaugural, o diretor da área da Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Madrid, Diego Blázquez, salientou a importância do intercâmbio de experiências entre as cidades ibero-americanas e valorizou a contribuição que outras cidades podem dar a Madrid. Sobre a importância desta aprendizagem entre pares, o subdiretor geral de Assuntos Internacionais e Redes, Arnau Gutiérrez, acrescentou a necessidade de alargar o alcance da voz dos governos locais em todo o mundo, tendo em vista a superação dos desafios (como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável-ODS ou da Nova Agenda Urbana) com os quais os Estados e governos locais se comprometeram face a 2030.

Sobre isto, Antonio Zurita, diretor da UCCI, assinalou que quem procura a cidade a vê como espaço de refúgio e segurança, porém, mas que esta pode ser questionada em várias situações, devido a ameaças que impedem a execução dos direitos dos cidadãos relativamente à cidade e outros direitos humanos.

Na 40ª edição do Programa Ibero-Americano de Formação Municipal participaram representantes de 22 cidades ibero-americanas integrantes da UCCI e de redes aliadas como as Mercociudades e AL-Las.

Partilhe: