Concerto “O Feminino em Pessoa” apresentado na CAL

Etiquetas: , , , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

4 de novembro
21h30
Casa da América Latina (Av. da Índia, 110)
Entrada livre

O quarteto Patrícia Lopes apresenta o espetáculo musical “O Feminino em Pessoa” na Casa da América Latina, a 4 de novembro, pelas 21h30.

Inspirada pela obra de Fernando Pessoa (1888-1935), Patrícia Lopes, compositora e pianista brasileira, concebeu um espetáculo intimista, no qual a poesia do escritor português se funde com a música brasileira e a própria história da compositora. O espetáculo conta com a participação especial de Lyda Chen (viola) e Sofia Vitória (voz).

A escolha do tema prende-se com a busca pela compreensão da “alma feminina”, sobre a qual Fernando Pessoa se debruçou apaixonadamente. A presença de vozes distintas na obra deste escritor inspirou a composição das imagens sonoras do espetáculo.

“O Feminino em Pessoa” é um ciclo de sete canções, escritas para voz e ensemble, marcado pela leveza e a sofisticação de uma atmosfera que permite o diálogo melódico e harmónico, entrelaçado no tecido poético de Pessoa.

Patrícia Lopes é uma pianista e compositora brasileira. Iniciou os estudos em piano aos seis anos de idade, em Londres – cidade onde nasceu. Entre as suas mais recentes composições contam-se “O Feminino em Pessoa” e “Hortênsia” (para ensemble de cordas e madeiras). Em 2015 realizou um ciclo de concertos em Nova Iorque com composições próprias. Concluiu o seu projeto de doutoramento sobre o universo musical de Tom Jobim na Universidade de São Paulo (USP), e apresentou, em 2016, ao lado de Dori Caymmi e a Orquestra de Câmara da ECA/USP, a canção Matita Parê (1973) de Tom Jobim e Paulo Cesar Pinheiro, sob direção artística do maestro Gil Jardim.

 

Ficha técnica:

Voz: Paula Mirhan e Sofia Vitória
Viola: Lyda Chen
Clarinete: Hugo Azenha
Violoncelo: Ricardo Ferreira
Piano e Composições: Patrícia Lopes

Partilhe: