35º aniversário da UCCI

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

A União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) completou, a 12 de outubro, 35 anos de atuação internacional. Há mais de três décadas que as cidades que fazem parte desta instituição compartilham as suas necessidades, trocam conhecimentos e procuram soluções conjuntas.

A UCCI nasceu em 1982, promovida pela Câmara Municipal de Madrid, ao qual presidia o professor Enrique Tierno Galván. Juntando municípios ibero-americanos como o de Quito (Álvaro Pérez Intriago), Lisboa (Nuno Kruz Abecassis) e Rio de Janeiro (Julio Moraes), este projeto assumiu desde a origem a filosofia de que “os impérios caem, mas as cidades permanecem”, e a conceção de cidade como uma “casa com casas” que “recebe todo aquele que chega”.

A UCCI tem sido um espaço de transmissão de conhecimento no seio das cidades. O estabelecimento de soluções inovadoras para as necessidades específicas de cada um dos 27 membros têm criado as condições para a realização de centenas de encontros. As áreas abordadas vão desde a segurança, à participação cidadã e à cultura, passando pelo desenvolvimento económico, a descentralização e a juventude, alargando-se ainda a âmbitos como a igualdade, a habitação e a educação.

Mais informações aqui.

 

Partilhe: