Museu da Marioneta com espetáculos latino-americanos em outubro

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

O Museu da Marioneta acolhe, entre 4 e 20 de outubro, o que de mais recente e contemporâneo se faz nos países da América Latina na área do teatro de objetos, de marionetas e de formas animadas.

Integrada no programa Passado e Presente: Capital Ibero-americana de Cultura Lisboa 2017, a programação do Museu da Marioneta explora a magia da animação numa série de espetáculos, partindo de diferentes relações entre o corpo do ator/manipulador e o objeto a que dá vida e alma.

Consulte aqui o programa, que inclui criações do Chile, Brasil, Colômbia e Espanha.

Calendário de espetáculos:
4 e 5 outubro, 21:30 | LA VENGANZA DE RICARDO, Companhia Viajeinmóvil (CHILE) | +8 ANOS

Ricardo é um jovem com diferenças físicas, aparentemente tímido e retraído, sendo por isso vítima de maus-tratos físicos e psicológicos por parte dos seus colegas da escola. Cheio de ódio e rancor, Ricardo concebe um plano para se vingar. Tomando a estrutura central de Ricardo III de W. Shakespeare, a companhia Viajeinmóvil criou um espetáculo familiar centrado na temática do bullying e nas suas dramáticas consequências.

6 e 7 outubro, 21:30 | O BRAILE, UMA DANÇA ÀS CEGAS, Cia PeQuod/ Duda Paiva (BRASIL) | +14 ANOS
A ideia por trás de O Braile, uma dança às cegas surge da experiência que a Cia PeQuod teve ao convidar vários coreógrafos cariocas para criarem quadros que só um boneco poderia executar. Com o desejo de aprofundar esta nova vertente de pesquisa, a PeQuod viu Duda Paiva como um artista perfeito para estabelecer uma parceria e dar continuidade a uma pesquisa que busca criar uma conexão mais profunda entre objeto e manipulador, em prol do movimento poético e fluido.

7 e 8 outubro | TRILOGÍA LIBRE EN LAMBE LAMBE, OANI (CHILE) | +8 ANOS
O Teatro Lambe-Lambe, também conhecido como Teatro de Miniaturas, é uma linguagem de formas animadas que ocupa um espaço cénico mínimo, formado por um palco em miniatura confinado numa caixa preta de dimensões reduzidas. Nesse espaço são apresentadas peças teatrais de curtíssima duração através da manipulação de bonecos, para um ou dois espetadores por sessão.

8 outubro | FILME + ESPETÁCULO MAMULENGOS | Filme de Natália Alvarenga e espetáculo de Marcelo Lafontana ) | +4 ANOS
Os aspetos que constroem a relação entre o ator-bonequeiro e o boneco manipulado no teatro de bonecos, a partir das experiências dos marionetistas do grupo mineiro Giramundo, durante os ensaios e apresentações da tourné da Trilogia do Mundo Moderno. Entre os entrevistados estão integrantes do Giramundo, Fernanda Takai e John Ulhoa, do Pato Fu, que compuseram a trilha e deram as vozes para alguns dos personagens do espetáculo mais recente do grupo.

12 e 13 de outubro, 21:30 | OFÍCIO DE DIFUNTOS, Jabru títeres (COLOMBIA) |+12 ANOS
Histórias que se tecem em vários quadros, personagens e temas relacionados direta ou indiretamente com a morte. Como habitantes de uma cidade, vivemos, convivemos, sentimos e assistimos, sem sermos convidados, a constantes cenários vestidos de morte. Porque morrer não é só o ato em si; a morte é também desaparecer, ser-se abandonado, ser-se esquecido.

14 de outubro (21:30) e 15 de Outubro ( 16:00) | EL PESCADOR,SILENCIO BLANCO (CHILE) | +6 ANOS
El Pescador estreou em 2013 como um exercício de manipulação. Hoje, a companhia Silencio Blanco retoma o projeto, seguindo a metodologia aplicada em Chflón, El Silencio del Carbón, já apresentado no Museu da Marioneta. Neste novo espetáculo, marionetas e objetos coexistem num espaço onde a manipulação e o trabalho físico do actor são percetíveis e contribuem para o desenvolvimento da poética da Companhia. O trabalho do ator/manipulador apropria-se de técnicas novas e aperfeiçoadas, dando a ilusão de que o corpo do ator, a marioneta e o objeto se fundem num conceito único na narração desta história.

19 e 20 de outubro, 21:30 | EL ALMA DEL PUEBLO, Títeres etcetera (ESPANHA) | +12 ANOS
Yanisbel, especialista em marionetas, entra em cena para falar sobre marionetas e tradições ameaçadas, sobre as diferentes formas de construir marionetas e de transmitir a arte aos mais jovens, respeitando as diferentes culturas.
Para a ajudar, um membro da companhia, JFJ, é responsável pelas imagens de vídeo. Mas JFJ não se contenta em dar ao botão: marionetista de raça, ele quer mais: quer agir, tocar ao vivo.

Workshop:
9 outubro, 9:00-13:00 | TEORIA E PRÁTICA NO TEATRO DE ANIMAÇÃO | MIGUEL Vellinho (Cia PeQuod / BRASIL) | adultos

Ação pedagógica orientada para a manipulação à vista, a técnica mais usada pela premiada companhia Cia PeQuod, que propõe uma experiência prática com as ferramentas básicas da manipulação de bonecos e objetos. Destinada a manipuladores, bonecreiros, estudantes de teatro, artes, professores, estudantes ou pessoas interessadas em conhecer e experimentar o universo da animação, esta oficina parte da compreensão dos quatro princípios básicos para qualquer tipo de manipulação: foco, nível, eixo e ponto fixo.

Partilhe: