Women in Business – A mulher empresária na cidade do século XXI

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

Cristina Silva Ferreira, Coordenadora Executiva da Lisbon Business Connection (LBC), apresenta à Casa da América Latina esta plataforma, a propósito do movimento Women in Business – Winb.

LISBON BUSINESS CONNECTIONS – LBC

A plataforma LISBON BUSINESS CONNECTIONS – LBC foi lançada pela Câmara Municipal de Lisboa em Fevereiro de 2015 com o objetivo de atrair empresas, investimento e criar novos postos de trabalho em Lisboa, aproveitando o poder da nossa Diáspora e de todos aqueles que queiram contribuir para esta ambição.

Nos primeiros 2 anos de vida, a LBC cresceu para mais de 600 membros e realizou inúmeros eventos. Estes permitiram a identificação de medidas para tornar Lisboa mais atrativa e o aumento da conectividade entre atores do ecossistema empresarial.

WOMEN in BUSINESS

A iniciativa WOMEN in BUSINESS surge no âmbito dos objetivos e missão da plataforma LBC que encontrou, no desequilíbrio estatístico de género, ainda verificado nos lugares de topo, gestores e dirigentes de organizações públicas e privadas, a oportunidade de atrair mais empresas, negócios, com a criação de emprego qualificado em lugares de decisão e a captação de talentos, tirando partido do potencial feminino que se propõe a identificar, dar a conhecer, atrair e capacitar.

ESTRATÉGIA E OBJETIVOS

Todo este trabalho realizado no âmbito da plataforma, permitiu avançar para a incubação de novas iniciativas e foi assim que em 2017, constatando o deficit estatístico de mulheres neste ecossistema, iniciei diligências, no âmbito da missão LBC, para criar um sistema de empoderamento que contribuísse para alterar esta realidade factual.

A estratégia passou por criar condições que provocassem a organização de um movimento com capacitação para se tornar autónomo de modo a poder investir, com liberdade de ação e de participação, na co-criação e realização de um programa de ações anual, intenso e continuado, consequente na afirmação do conceito inovador e disruptivo Women in Business Friendly Cities.

Foi tal o sucesso e a energia que se gerou em torno da iniciativa, que a aposta evoluiu desde logo para uma perspetiva global e de internacionalização do conceito Women in Business Friendly Cities. Passos concretos estão a ser dados para a criação de pontes com as instituições Europeias, com países Europeus e, com países em desenvolvimento, onde irão germinar réplicas desta iniciativa, através de embaixador@s locais. É este o grande objetivo WinB.

ATIVIDADES REALIZADAS

Como Coordenadora Executiva da plataforma Lisbon Business Connections – LBC, fui-me apercebendo do desequilíbrio de género que notava nas reuniões de trabalho em que participava e a 8 de março 2016 decidi fazer qualquer coisa para alterar isso.

Confirmei este desequilíbrio na própria plataforma LBC (76%H) e lancei junto dos Conetores o desafio de darem a conhecer mulheres com histórias relevantes para apresentá-las no Dia Internacional da Mulher – 8 março 2017. Este desafio era uma excelente oportunidade para prosseguir o objetivo de usar a LBC como instrumento para a criação e atração de mais empresas, negócios e talento e contribuía simultaneamente para uma causa que continua a revelar-se da maior importância.

A 7 de fevereiro de 2017 reuni, num 1º Tea Time em torno de um bolo caseiro e uma simpática variedade de chás, um extraordinário grupo mulheres capacitadas e com cargos de responsabilidade e de decisão em diferentes esferas: empresarial, de governação local e central, universidades e outras organizações públicas e privadas. No 2ª Tea Time foi criada uma Comissão Organizadora para o kickoff WinB que, num curtíssimo espaço de tempo, com a sua impressionante capacidade, empenho, resiliência, recursos e generosidade, envolveu inúmer@s personalidades notáveis, colaborador@s, voluntári@s e patrocinador@s e no Dia Internacional da Mulher2017, a 8 de março, tinha um programa organizado. Este Programa reuniu, entre as 9 da manhã e as 9 da noite, mais de 350 participantes, num ambicioso conjunto de ações com diferentes formatos e targets: http://lisbonconnections.pt/Initiatives/EventDetails/16?ev=NONE

PARCERIA COM CASA DA AMÉRICA LATINA

A WinB, é no seu ADN uma organização aberta, participada e global, pelo que a participação de mulheres e homens latino-americanos é muito bem-vinda. Não só enriquece o património humano que faz crescer este movimento, como pode ser um veículo para fazer chegar às cidades Latino-americanas o conceito que promove.

É com bom grado que encaramos uma parceria com a Casa da América Latina, no seio da qual se podem equacionar ações conjuntas, quer de networking, quer de capacitação.

Aproveito esta aproximação para convidar a CAL a dinamizar uma mesa temática na Conferência programada para o dia 8 de junho, que reúne já um conjunto de convidados confirmados que irá assegurar o sucesso dos objetivos que a precedem.

Sendo também uma das ações programadas pela WinB oferecer um Business Breakfast às Mulheres Embaixadoras em Portugal, e considerando que várias representam países latino-americanos, gostaríamos desde logo de contar também com esta parceria na sua organização, caso a CAL entenda oportuna e veja interesse em associar-se a este evento.

Lisboa, como Capital Europeia pode posicionar-se como líder neste conceito, levando-o de Portugal para o mundo. Cada cidade a aderir à replicação desta iniciativa, é convidada a criar o seu prémio “Women in Business Friendly Companies 4 WinB Friendly Cities” e apresentar resultados anualmente no Dia Internacional da Mulher. Ao atingir a paridade em lugares de topo e de decisão na governação pública e privada, aferida em indicadores partilhados, ganha o reconhecimento WeInBusiness, que passa a designar localmente o estatuto de uma cidade WinB Friendly.

PRÓXIMAS AÇÕES

TEA TIMES WinB – Todas as primeiras terças-feiras de cada mês. Aberto a tod@s @s que queiram participar e colaborar com a WinB, onde se pensa, debate e programam novas ações WinB.

CICLO FNAC CHIADO WinB Sharing Moments – Todos os dias 8 de cada mês (excepto Junho por coincidir com a 1ªConferência WinB). Mulheres inspiradoras partilham, num ambiente intimista, as suas histórias e deixam dicas para a capacitação de outras. Dia 8 Abril Linda Pereira Presidente do Global Council of Women in Leadership; Dia 8 Maio Sofia Tenreiro, CEO da CISCO e Presidente da Câmara de Comércio Americana em Lisboa; 8 Julho, a próxima surpresa.

1ªCONFERÊNCIA WinB – 8 de Junho 2017, 9h-13h
Com o título escolhido para esta 1ª Conferência pretende-se trazer para a discussão pública o tema, comprometendo atores relevantes e tendo como referência o caso de Lisboa, que lidera já a mudança. Assim se começa a definir de forma progressiva mas, consistente e sempre participada, o que é, ou queremos que seja… uma Women in Business Friendly City e que indicadores a podem definir, tendo em vista o objetivo da replicação futura do conceito para outras cidades, em Portugal e a uma escala global.

Partilhe: