NERLEI prepara vinda de empresários argentinos a Leiria

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria organizou um pequeno-almoço empresarial no dia 4 de maio de apresentação do mercado da Argentina. Cristina Valério, da Casa da América Latina, Filipe Vasconcelos Romão, da Câmara de Comércio Portugal-Atlântico Sul e Mário Rodrigues, da EST – Empresa de Serviços Técnicos, SA partilharam a sua visão sobre este país, integrado no Mercosul, bloco económico com cerca de 250 mil potenciais consumidores.

“Argentina é a terceira economia latino-americana, a oitava economia do mundo, com um mercado interno altamente dinâmico, com fortes laços comerciais dentro e fora da região. Terceiro parceiro comercial de Portugal na América Latina, este país, assiste agora ao relançamento da sua economia, impulsionado por planos de reformas e investimento apresentados pelo Governo do Presidente Macri ”, referiu Cristina Valério.

“Com o controle cambial e algumas medidas concretas – como o ajustamento de taxas de serviços públicos, regresso aos mercados internacionais e a procura de uma maior transparência nos números – o presidente Macri conseguiu gerar confiança interna e externa para pagar a dívida de US$ 9,3 bilhões de dólares (R$ 33,35 bilhões) aos “fundos abutres”. Mesmo com todo este esforço e alguma austeridade a Argentina continua sendo um dos países menos endividados a nível regional”, comentou Filipe Vasconcelos Romão.

A NERLEI está a preparar uma Missão Inversa da Argentina para o mês de junho, durante a qual vai trazer a Leiria importadores provenientes do Município de Olavarría. “Este Município, situado na província de Buenos Aires, conhecido pela cidade cimenteira da Argentina está geminado com Leiria. E as geminações além da sua importância cultural, têm de ser geminações económicas e esta missão inversa traduz isso mesmo. Dois municípios altamente industrializados devem unir-se e assim apresentar oportunidades aos empresários da região que representam”, enfatizou Mário Rodrigues da EST.

www.olavarria.gov.ar

Partilhe: