Helder Moura Pereira venceu Grande Prémio de Poesia

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

O escritor Helder Moura Pereira venceu o Grande Prémio de Poesia, da Associação Portuguesa de Escritores (APE), com a obra “Golpe de Teatro”. O prémio no valor de 10 mil euros foi atribuído por unanimidade pelo júri composto por Cândido Oliveira Martins, Isabel Pires de Lima e Manuel Frias Martins.

“Golpe de Teatro”, editado pela Assírio & Alvim, “é um livro que culmina um percurso poético longo e consistente. Trata-se de uma poesia enraizada nos detalhes da experiência comum e enriquecida por uma cativante energia imagéticos”, afirma o júri na ata.

Natural de Setúbal, Helder Moura Pereira tem 68 anos. O escritor e tradutor é licenciado em Filologia Germânica, tendo começado a publicar poesia na década de 70, com “Cartucho”, tornando-se “um dos representantes do minimalismo pós-moderno” na década seguinte. Soma vários prémios literários, entre os quais o Prémio de Poesia Luís Miguel Nava e o Prémio de Literatura Casa da América Latina/Banif, em 2009, pela tradução da obra “O Inútil da Família” do chileno Jorge Edwards. Helder Moura Pereira traduziu ainda obras de autores como Marquês de Sade, Guy Debord, Ernest Hemingway, Silvia Plath e Jorge Luis Borges.

Partilhe: