Brasileira Paula Almozara expõe na galeria das Salgadeiras

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

A exposição «Céu» da artista brasileira Paula Almozara vai estar patente na Galeria das Salgadeiras de 8 de abril a 27 de maio de 2017. O projeto, iniciado em 2014, foi merecedor do “Prémio Brasil Fotografia Bolsa de Desenvolvimento de Projeto”, pelo Ministério da Cultura e Porto Seguro Cia de Seguros Gerais.

Paula Almozara, artista brasileira, regressa à Galeria das Salgadeiras com o seu mais recente trabalho “Céu”, uma exposição de gravura, fotografia e instalação em torno da temática da Paisagem enquanto lugares de partida e de chegada. Continuando a explorar processos técnicos que fundem a Fotografia e a Gravura, Paula Almozara constrói novas paisagens a partir da imagem fotográfica captada, dando-lhe outra perspetiva, outro significado.

Seja por mecanismos de fotogravura, por manipulação tecnológica, ou ainda por simples sobreposição de elementos fotográficos, Paula Almozara regista momentos do quotidiano de viagens, o céu, o ponto de chegada e partida, a deriva da descoberta, a procura do desconhecido não referenciado. Esses elementos, matrizes de um processo criativo em que a saudade é protagonista, ocorrendo sempre num momento marcado pela distância física e emocional do lugar, são agregados e interpretados de acordo com o que da memória, imperfeita, irregular e subjetiva, emerge, como quem “anda nas margens da corrente”, recuperando o verso de Pedro Ayres de Magalhães, inscrito numa das obras desta série “Céu”.

A exposição poderá ser visitada de terça a sábado, entre as 15h00 e as 21h00.

Para mais informações, contactar através de e-mail info.salgadeiras@sapo.pt, ou telefone 21 346 0881.

Partilhe: