Florbela Cunha: Websummit, o maior evento de tecnologia europeu

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

[Testemunho de Florbela Galvão Cunha, Investigadora em Fintechs, Assessora do Conselho de Administração, Grupo Montepio]

«Lisboa foi palco do maior evento de tecnologia, empreendedorismo e inovação da Europa – o WebSummit. O evento, que abriu no dia 7 e teve o seu pico entre 8 e 10 de outubro, encheu a cidade de atividades dedicadas às novas tecnologias um pouco por todo o lado.

O WebSummit trouxe a Lisboa, CEOs de startups de todo o mundo, investidores e grandes nomes de empresários, políticos e gestores, que animaram o Centro de Congressos do Parque das Nações em sessões contínuas, transformando o espaço numa azáfama de atividade incomparável.

Como já vem sendo hábito, a América Latina fez-se representar nos eventos de dimensão internacional. Apoiado pelo seu Conselheiro Económico Comercial, Juan Luis Kuyeng Ruiz, o Peru trouxe até Portugal a Latin Fintech ; uma startup tecnológica especializada em concessão de crédito a curto prazo para o segmento de particulares.

A Latin Fintech foi constituída em julho de 2016, por iniciativa de uma equipa multidisciplinar com vários anos de experiência no setor financeiro: Juan Antonio Cabanas (CEO); Jorge del Carpio (COO) e Javier Castro (CFO). Neste momento atua apenas no mercado peruano e está à procura de investidores para expandir o negócio em outros mercados.

O modelo de negócio, em linha com o que começa a ser oferecido pelas Fintech, é completamente disruptivo e inovador quando comparado com o negócio financeiro tradicional. Destaque para as principais características que lhe conferem o caráter inovador:

– A Formalização do pedido de crédito é feita através de uma plataforma, www.holaandy.com, e não demora mais do que cinco minutos;

– A análise de risco de crédito é feita com recurso a Inteligência Artificial (AI), utilizando para o efeito as bases de dados internas e informação externa;

– Após inserção do pedido, a tomada de decisão demora apenas alguns minutos e o dinheiro é transferido para a conta do cliente uma hora após a confirmação dos dados, através de uma chamada telefónica.

O foco da Latin Fintech está na concessão de crédito, por prazos muito curtos, e que concorrem com produtos como: a conta-ordenado, o cartão de crédito ou o penhor sobre metais preciosos.

A empresa promete transparência na relação, simplicidade na formalização do processo e rapidez na resposta. São as novas soluções com forte componente tecnológica e que vêm transformar completamente o mercado, dando resposta ao segmento dos Millennials , para os quais o formalismo do setor financeiro tradicional está desadequado.

É todo um mercado de oportunidades que se abre a novos negócios. A Latin Fintech é um exemplo de que o mercado é global e as novas empresas nascem com foco internacional.

Foram três dias intensos de novidades tecnológicas, networking, partilha e muita aprendizagem. Como dizia Einstein: “Uma mente que se abre a uma ideia nova, nunca mais volta ao seu tamanho inicial”.»

________________________________

1. O termo Fintech, que no caso da LatinFintech é parte integrante do nome, refere-se a empresas tecnológicas que oferecem produtos e serviços financeiros, concorrentes dos oferecidos pelo setor financeiro tradicional; os mais comuns são Pagamentos, Créditos, Seguros e Crédito.
2. Pessoas nascidas entre 1980-1995. Fonte: Consultora Mercer

Partilhe: