Maria Beatriz Caseiro, Leonor Concept: “A sorte constrói-se todos os dias”

Etiquetas: , , , , ,
___________________________________________________________________________________

A Leonor Concept é uma empresa comercial do setor agro-alimentar, que escolheu o Uruguai para lançar os seus produtos na América Latina. DONA CAETANA é a marca de produtos gourmet, tradicionais e de alta qualidade da região de Torres Novas. Uma marca que se assume como “feminina”, numa empresa constituída maioritariamente por mulheres.

Já presentes em diferentes mercados como os Estados Unidos e o Dubai, escolhemos o Uruguai como primeiro país latino-americano a investir, por ser um país com características semelhantes a Portugal em termos de dimensão, com um nível económico muito bom e com um dos melhores índices de transparência da América Latina, para além de possuir uma economia estável e regulada, dotado de duas economias vizinhas muito fortes (Brasil e Argentina).

A população latina tem hábitos e forma de estar muito semelhante à dos portugueses, sendo calmos, agradáveis e acolhedores. Temos a convicção de que esta é uma aposta com possibilidades para o futuro.

O Uruguai oferece boas perspetivas, usado como plataforma de lançamento – como Hub para a América Latina. Dotado de Zonas Francas devidamente reguladas e de portos livres, onde podemos ter mercadorias sem quaisquer pagamentos, podendo estas ser armazenada e livremente distribuídas para os países vizinhos, sem quaisquer impostos acrescidos.

Ao nível dos parceiros de negócio identificados, também eles assumem uma postura importadora, e simultaneamente exportadora para os países vizinhos. Encontramos distribuidores com bastante dinamismo, e estou certa que vamos fazer negócios com eles. De notar ainda outros fatores interessantes no país que são reveladores de modernidade, como é o caso da cobertura de fibra ótica, equivalente a quase 90%, e a dinâmica que o país emana relativamente às novas tecnologias e soluções de logística ultra-modernas.

A Missão Empresarial ao Uruguai organizada pela Fundação AIP, Câmara de Comércio Portugal Atlântico-Sul e Casa da América Latina, que decorreu em abril de 2016, abriu-nos muitas portas, cabendo-nos a nós, empresários, fazer o follow-up e não deixar que se fechem. O investimento na internacionalização, é um processo contínuo e leva o seu tempo até mostrar resultados, mas não podemos desistir. Não há outra alternativa, não há milagres. A sorte constrói-se todos os dias. É esse o lema da Leonor Concept.

Maria Beatriz Caseiro
Export Manager
Leonor Concept

Partilhe: