Colômbia: Juan Manuel Santos anuncia acordos com as FARC até 20 de julho

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou que as negociações de paz com as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), que se têm vindo a prolongar há mais de três anos, estarão concluídas até 20 de julho, data simbólica que coincide com as comemorações da independência do país.

“Acredito que até 20 de julho teremos encerrado as negociações em Havana e começaremos uma etapa nova para o país”, afirmou o presidente, durante um discurso na Casa de Nariño, sede do governo colombiano.

Agradecendo ao Congresso pela aprovação de projetos de lei de “grande importância”, como o “plebiscito para a paz”, Juan Manuel Santos aguarda ainda o aval da Corte Constitucional, no sentido de permitir aos colombianos votar os acordos que têm sido negociados.

Esta é já a segunda data anunciada para a assinatura do acordo: a primeira foi 23 de março, não se tendo concretizado devido a divergências sobre a data do desarmamento dos rebeldes. O governo e as FARC encontram-se a negociar este último ponto em Havana, cidade que tem sido a sede dos diálogos de paz desde o seu início.

Partilhe: