Simpósio Internacional sobre edição na Iberoamérica na FCSH

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

Realiza-se na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), entre os dias 21 e 22 de junho, o simpósio internacional “Edição e Receção do Livro na Iberoamérica desde o Pós-II Guerra Mundial até 2000”. O evento organizado pelo Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM) tem entrada livre.

A iniciativa “visa fazer um ponto da situação da edição contemporânea na Península Ibérica e América Ibérica, a partir de um olhar multidisciplinar, assente na apresentação de comunicações por especialistas nesta temática, provindos de várias áreas disciplinares (História, Antropologia, Literatura, Estudos Culturais, Estudos Editoriais) e de quatro países deste espaço geográfico (Portugal, Argentina, Brasil e Espanha)”, adianta a organização.

O conjunto dos debates, com temáticas tão dispares como “Cruzamentos entre Continentes – Edição de Exílio e Leituras Lusas” e “A Edição na Iberoamérica Atual: Contributos para uma Área de Estudos em Construção”, propõe que se faça um balanço crítico e atualizado do estado da edição no mundo contemporâneo, bem como apresentar estudos sobre a receção das literaturas iberoamericanas nos países em foco.

Entre os autores convidados contam-se Gustavo Sorá da Universidade Nacional de Córdoba (Argentina), João Vanderlei de Moraes Filho da Universidade Federal da Bahia (Brasil) e Horácio Costa da Universidade de São Paulo (Brasil). Têm como característica comum procurar conciliar a investigação com a divulgação junto do grande público da reflexão sobre políticas públicas para os sectores da leitura, do livro e da edição.

Programa, cartaz e outras informações aqui.

Partilhe: