Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação no Uruguai

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

Teresa Ribeiro, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, visitou o Uruguai, entre os dias 24 e 27 de abril, por ocasião das celebrações da Semana de Portugal naquele país, informa em comunicado o seu gabinete.

O evento, co-organizado pela Câmara de Comércio Portugal – Atlântico Sul, terminou a dia 26 de abril, tendo contado com o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai e da Casa da América Latina, entre outros.

Teresa Ribeiro encontrou-se com as autoridades uruguaias para “promover o reforço das relações bilaterais a nível político, comercial e cultural”. Do programa destacam-se “reuniões em Montevideu com o Secretário de Estado das Relações Exteriores, Luis Cancela, o Ministro dos Transportes e das Obras Públicas, Victor Rossi, a Ministra do Turismo, Liliam Kechichian, a Secretária de Estado da Educação e Cultura, Edith Moraes, e o Secretário de Estado da Indústria, Energia e Minas, Guillermo Moncecchi”, adianta o comunicado.

A delegação portuguesa visitou Sacramento, cidade com particulares ligações históricas a Portugal. Aí foram entregues, em conjunto com o Presidente do Município, Carlos Moreira, prémios a estudantes vencedores de um concurso literário sobre Portugal.

A Secretária de Estado participou em vários eventos com a comunidade portuguesa, incluindo a celebração do 25 de abril, e em diversas ações culturais, nomeadamente na inauguração, com o Ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, de uma exposição cartográfica sobre a presença histórica portuguesa na região Platina.

De salientar ainda a sua presença numa mostra fotográfica no Museu do Azulejo de Montevideu e no concerto de Fado de Susana Travassos que encerrou a Semana de Portugal, bem como numa palestra sobre os novos desafios da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável na Universidade ORT do Uruguai.

Partilhe: