Chileno Raúl Miranda apresenta audiovisuais na CAL

Etiquetas: , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

5 de maio
18h30 às 20h30
Casa da América Latina
Entrada Livre

O chileno Raúl Miranda vai apresentar alguns dos seus trabalhos na área do cinema e audiovisual na Casa da América Latina (CAL), no dia 5 de maio, entre as 18h30 e as 20h30. A atividade, que conta com o apoio da Embaixada do Chile em Portugal, tem entrada livre.

“(A)Propósito” constitui uma série de curtas-metragens do grupo Minimale Films, que desde o ano 2000 procura criar um diálogo entre o teatro, as artes plásticas e o audiovisual. As obras são fruto de um imaginário pessoal, onde a literatura se assume como base para a construção visual do espaço.

O título da obra pode ser interpretado de formas diversas: tanto pode referir-se a uma breve peça teatral construida em torno de um tema concreto ou evento, como a uma expressão que identifica algo oportuno a determinado objetivo. Esta dupla leitura é o mote para a conjugação da imagem com palavras, texturas, lugares, corpos, espaços físicos e mentais, presente ao longo da obra. Nela, a curta revela-se como meio ideal para transmitir o que não pretende ser tanto uma mensagem, mas sim, uma espécie de interlúdio.

Os filmes apresentados são adaptações de breves obras dramáticas como “Lacrimis” (A História das Lágrimas de Jan Fabre), ou “Beauty” (Salomé de Oscar Wilde); apropriações como “Imperfeito” (leitura do imaginário de Cocteau); e ensaios como “Aurea”, sobre a leitura que Walter Benjamin faz do cinema, ou “Incidentes”, sobre os diários de Roland Barthes.

Raúl Miranda estuda Desenho Teatral e Gravado na Faculdade de Artes da Universidade do Chile. Trabalhou como desenhista em mais de 50 montagens teatrais, e publicou o livro “Mutações Cénicas: Pós-produção, Mediamorfosis e Transmidialidade no Teatro Chileno Contemporâneo” (2009) e diversos ensaios nas revistas de investigação teatral “Teatre” e “Gestos”. Foi professor de Cultura Visual e Desenho na Universidade do Chile, Universidade Católica do Chile, Universidade Finis Terrae, Universidade Mayor e Universidade Uniacc.

Minimale: www.minimale.cl/new-minimale/
(A)PROPOSITO: www.minimale.cl/new-minimale/obras/instalaciones-escenicas/a-proposito

Partilhe: