Programas da Missão Empresarial e Semana de Portugal no Uruguai

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

A Semana de Portugal no Uruguai está a decorrer, desde o dia 16 de abril, na Intendência Municipal de Colónia, Uruguai. O encerramento do evento, no dia 23, está a cargo da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro.

No lançamento marcaram presença António Christêllo Tavares, encarregado de negócios da Embaixada de Portugal; Carlos Moreira, intendente de Colónia; Filipe Vasconcelos Romão, presidente da Câmara de Comércio Portugal – Atlântico Sul (CCPAS); e Luís Panasco, vice-presidente da Cámara de Comercio Uruguayo Portuguesa (CCUP).

A Semana de Portugal realiza-se de 15 a 27 de abril, numa intensa programação que percorre Colonia del Sacramento, Montevideu, Punta del Este, Rivera e San Carlos. Este evento organizado pela CCPAS e pela CCUP, conta com o apoio determinante de instituições, públicas e privadas, como a Casa da América Latina (CAL), o Ministério dos Negócios Estrangeiros português, o Ministério de Relaciones Exteriores do Uruguai, o Instituto Camões, a Fertiprado ou o Grupo ETE.

Trata-se da primeira iniciativa conjunta do género, em mais de 140 anos de relações diplomáticas, cujo objetivo é aproximar as comunidades dos dois países, com uma programação económica/ comercial, cultural, académica e gastronómica que favoreça o estreitar de relações entre os dois povos.

“Portugal e o Uruguai são países com economias de investimento semelhantes. É possível identificar um conjunto de oportunidades com potencial de melhorar os seus fluxos comerciais”, garante Brígida Scaffo, embaixadora do Uruguai em Portugal.

Na programação da Semana foi integrada uma missão empresarial que decorre entre os dias 17 e 23 de abril, com três promotores – a Fundação AIP, a CCPAS e a CAL. Esta missão visa a promoção de Portugal e a divulgação das principais oportunidades de investimento neste mercado, procurando proporcionar às empresas a identificação de potenciais parceiros, empresas e instituições que lhes permitam desenvolver negócios com e no Uruguai.

O programa cultural da Semana de Portugal conta ainda com nomes como o do sociólogo Boaventura de Sousa Santos, do escritor Valter Hugo Mãe, do artista plástico Vhils ou o da cantora Susana Travassos.

Os setores de Tratamento de Resíduos, Construção e Obras Públicas, e Agro-Alimentar vão estar em destaque, mas a abrangência da iniciativa não se limita a estas áreas. Os participantes terão oportunidade de entrar em contacto com organismos nacionais e locais de apoio à comunidade empresarial, intendências, fazer visitas de prospeção e recolher informação sobre o estado da indústria e do comércio Uruguaio.

O programa de trabalhos da missão inclui seminários técnicos sobre as oportunidades de negócio e investimento no país, ações de networking, reuniões institucionais e uma agenda de contactos individuais de acordo com o perfil de cada empresa.

Os programas da Semana de Portugal no Uruguai e da Missão Empresarial podem ser consultados aqui.

Partilhe: