Colômbia: Acordo de paz com FARC pode ser assinado a 23 de março

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

A chanceler colombiana, María Ángela Holguín, confirmou que a construção de um acordo de paz entre o governo de Bogotá e o guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), poderá ser firmado a 23 de março, tal como havia anunciado o presidente Juan Manuel Santos em setembro de 2015.

Em visita oficial a Espanha, no passado dia 7, María Holguín afirmou que “a 23 de março teremos algo, e veremos se será a assinatura total do acordo ou de uma parte”, o que poderá significar um pré-tratado que decrete o cessar-fogo bilateral. O mais relevante, segundo a chanceler, é que o processo se desenvolva com atenção ao máximo detalhe, não deixando temas pendentes, de forma a alcançar uma paz “duradoura e estável”.

Os guerrilheiros das FARC informaram, no mesmo dia, que estes são “avanços substanciais” para a construção de um tratado que acabe com o conflito armado que já dura mais de 50 anos. Estiveram ainda na Colômbia, a semana passada, funcionários das Nações Unidas a preparar a verificação do futuro acordo entre o governo e as FARC, bem como o abandono das armas por parte da guerrilha.

Um comunicado recente das FARC assegura que o “compromisso e decisão política é continuar a avançar com todo o empenho rumo à assinatura de um acordo final, que dê início ao complexo processo do fim do conflito e à implementação de tudo o que foi acordado”.

Saiba mais aqui

Partilhe: