“Olhares sobre a violência em contexto familiar” em Matosinhos

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

A Câmara Municipal de Matosinhos, o Jornal de Notícias e a Efus (Fórum Europeu para a Segurança Urbana) organizam, nos dias 17 e 18 de março, o seminário “Olhares sobre a violência em contexto familiar”, onde marcarão presença especialistas nacionais e internacionais na matéria. O evento terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O objetivo é reunir o conhecimento existente sobre a violência em contexto familiar, baseado em experiências nacionais e internacionais e na monitorização da evolução do fenómeno, assim como traçar linhas orientadores para a criação de leis e modelos de intervenção locais, promovendo uma crítica reflexiva em relação às suas possibilidades e limitações.

Esta iniciativa faz parte de uma série de conferências da Efus, que englobou igualmente a ação “Novas Estratégias para a Prevenção da Violência na América Latina”, promovida pela Casa da América Latina, a 9 de dezembro de 2015, no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.

Apesar dos largos esforços que têm sido feitos no sentido de travar a violência familiar nos últimos dez anos pela Câmara Municipal de Matosinhos, a instituição salienta que é urgente repensar constantemente o modus operandi e assegurar melhorias nos programas de controlo, prevenção da reincidência, proteção à vítima, assistência a famílias em risco, coordenação das forças policiais, criminalização da agressão e educação social para a não-violência.

As jornadas estão divididas em três fazes de ação: (re)Conhecer, (re)Agir e (re)Pensar o Futuro, que abordarão temas como “Violência nas relações – vulnerabilidades socioculturais”, “Violência na intimidade – complexificação do fenómeno, desenvolvimento do paradigma”, “Pontes para caminhos de não retorno”, “Da lei à sua aplicação eficaz”, “Educar para mudar” ou “Das convenções internacionais às estratégias locais integradas: prevenção, proteção, criminalização”. O encerramento será feito pela secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, e pelo presidente do Fórum Europeu de Segurança Urbana, Guilherme Pinto.

Programa Completo:
Inglês / Português

As inscrições podem ser feitas através do email: conferenciasdematosinhos@cm-matosinhos.pt.

Partilhe: