Universidade de Aveiro recebe V Seminário Ibero-Americano CTS

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

4 a 6 de julho
Departamento de Educação da Universidade de Aveiro

As inscrições podem ser feitas aqui
O programa pode ser consultado aqui

Decorre na Universidade de Aveiro (UA), entre os dias 4 a 6 de julho, o V Seminário Ibero-Americano CTS sob o tema “Novos Desafios Societais no Ensino das Ciências e Tecnologias”. Este será um espaço de debate académico em torno das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, centrando-se no papel da investigação e da inovação como forma de alcançar uma educação científica de qualidade.

O programa de atividades engloba uma conferência de abertura, no dia 4, com o professor da Universidade de Coimbra, Boaventura Sousa Santos, vários painéis temáticos sobre a formação de professores, os currículos escolares e a educação para a sustentabilidade, oficinas práticas, um momento musical proporcionado pelo Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian no dia 5, bem como uma conferência de encerramento com a intervenção do professor do Observador Astronómico de Lisboa, Rui Agostinho.

Tal como é descrito na página do evento, o que se pretende é “destacar a importância de contextos sociais e problemáticas atuais no ensino das Ciências e Tecnologia e, daí, a necessidade de discutir e aprofundar trabalhos e reflexões desenvolvidas pelos participantes nos seus grupos e projetos de investigação”.

A comissão organizadora do evento é coordenada por Rui Marques Vieira, do Departamento de Educação da UA e conta também com a Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência (AIA-CTS).

O V Seminário Ibero-Americano CTS constitui a IX edição do Seminário CTS, celebrado pela primeira vez na Universidade de Aveiro, em julho de 2000. Até 2008 este seminário foi ibérico e ocorreu alternadamente em Portugal e Espanha. Durante a sua quarta edição, em 2006, na Universidade de Málaga, decidiu-se que o seminário seria alargado aos investigadores da América Latina. O II Seminário Ibero-americano, em 2010, foi o primeiro a ocorrer na América Latina, na Universidade de Brasília. O III SIACTS decorreu em Madrid e o IV SIACTS em Bogotá.

Partilhe: