Lançamento do livro “Lisboa Com Afeto” na CAL

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

3 de março
18h30
Casa da América Latina
Entrada livre

O lançamento do romance “Lisboa com Afeto”, de Izabel Mendonça vai ter lugar na Casa da América Latina (CAL) no dia 3 de março, pelas 18h30. A escritora e jornalista brasileira, que vive desde 2009 em Lisboa, relata a sua experiência de vida na capital, as oportunidades, os desgostos e as alegrias.

A obra, editada em 2015 pela Pedregulho, apresenta a vivência da autora ‘capixaba’ num país onde muitos brasileiros estudam, trabalham e constituem família. Entre 2009 e 2012, a jornalista relatou as situações por que passou no seu blog pessoal. Foram estes textos que deram origem e estão presentes na obra que agora mostra ao público.

A vida de Izabel espelha-se na da personagem Gabriela, quando esta explora as questões que a levaram a abandonar o Brasil, escolher Portugal como destino, as dificuldades, a descoberta de um grande amor, os trabalhos diversificados… O “suposto” preconceito por ser brasileira, não a impediu de conquistar amigos ou mesmo enfrentar a Justiça portuguesa para mostrar que estava a ser explorada no trabalho.

As 110 páginas deste romance contemplam ainda inúmeras entrevistas a brasileiros que estão a morar em Portugal com os quais a escritora falou em 2010, aquando das votações que resultaram na eleição da presidente Dilma Rousseff no Brasil.
Neta de portugueses, Izabel Mendonça veio para Portugal por intermédio daquele que é hoje o seu marido. É jornalista desde 2003, tendo sido correspondente em Lisboa.

O livro tem prefácio do jornalista Sergio Denicoli, luso-brasileiro doutorado em Comunicação Social e investigador no Centro de Estudos em Comunicação Social da Universidade do Minho e orelha escrita pelo jornalista político Fernando Carreiro.

Partilhe: