CAL saúda novo embaixador português no Panamá

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

O ex-administrador da AICEP, Pedro Pessoa e Costa, foi designado embaixador de Portugal no Panamá, inaugurando a primeira representação diplomática portuguesa neste país da América Latina. Uma escolha que, segundo fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros, se justifica por ser “grande conhecedor das matérias relacionadas com diplomacia económica”.

Pedro Pessoa e Costa, ex-administrador da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), manteve ao longo dos últimos anos um relacionamento estreito com a Casa da América Latina não só enquanto Administrador da AICEP, mas também enquanto dirigente na Secretaria-geral Ibero-americana sediada em Madrid.

Com a abertura de uma embaixada no Panamá, Portugal pretende assim reforçar a sua presença político-diplomática e empresarial na América Central. O Panamá tem registado um forte crescimento económico na última década, com oportunidades de negócios que têm suscitado o interesse das empresas portuguesas, algumas delas já estabelecidas na Cidade do Panamá.

Com a abertura desta embaixada, pretende-se “um reforço na cooperação económico-empresarial entre os dois países em áreas tão distintas como infraestruturas e obras públicas, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Transportes e Logística, indústria Farmacêutica, Arquitectura, Energia ou Agroalimentar”.

Pedro Pessoa e Costa ingressou na Carreira Diplomática do Ministério dos Negócios Estrangeiros em 1988, o mesmo ano em que é nomeado adjunto diplomático do Secretário de Estado da Integração Europeia. Entre 1994 e 1999, foi Conselheiro na Embaixada de Portugal em Londres, de onde saiu para regressar à Direcção dos Assuntos Europeus e assumir o cargo de chefe de divisão das Relações Externas Intra-europeias.

Em 2002, inicia funções de Representante Permanente de Portugal no Conselho da Europa. Em 2007, assume a chefia da Missão da Presidência Portuguesa da CPLP e três anos depois chega a Chefe de Gabinete do Secretário-Geral adjunto Ibero-Americano e director de planificação na SEGIB, onde se manteve até 2012.

Na sequência da abertura da nomeação de Pedro Pessoa e Costa para Embaixador de Portugal no Panamá, a AICEP organizou um seminário de apresentação de Pedro Pessoa e Costa. A sessão de apresentação decorreu no dia 9 de outubro, no Auditório da AICEP Portugal Global (Av. 5 de Outubro, 101), e contou com dezenas de empresas presentes ou interessadas no mercado do Panamá.

Partilhe: