CAL celebra dois protocolos de cooperação

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

A Casa da América Latina celebrou, no passado dia 31 de Agosto, dois novos protocolos de cooperação com a Câmara de Comércio Portugal – Atlântico Sul (CC PAS) e a Escola de Língua Espanhola da Universidade de Salamanca em Lisboa.

Criada no início de 2015, a CCPAS é uma associação que pretende fomentar as relações socioeconómicas entre Portugal e a América Latina. Entre os seus objectivos estão o incremento de comércio e relações académicas e culturais entre Portugal e a América Latina (com especial enfoque no Uruguai e Paraguai) e o desenvolvimento de acções de formação e de ensino no campo das relações económicas e políticas internacionais.

Já a recém-inaugurada Escola de Língua Espanhola da Universidade de Salamanca, a mais antiga das Universidades latinas existentes (foi fundada em 1218) oferece aos seus alunos vários cursos adaptados às necessidades de cada um, onde cada aluno poderá avançar na aprendizagem do espanhol de acordo com os níveis internacionais do Quadro Comum Europeu de Referência.

Outra especialização que distingue a ELE USAL são os cursos de espanhol para negócios. “Para melhor negociar na América Latina o “portunhol” não é suficiente e pode ser um entrave à conclusão de um contrato. Nós temos professores que se podem deslocar às empresas e ministrarem aulas individuais ou grupos, adaptando-se à necessidade de cada organização. A partir de hoje os associados, parceiros da CAL e seus familiares beneficiam de descontos especiais na nossa escola”, referiu José Pessoa, director daquela escola.

Na cerimónia de assinatura dos protocolos, a secretária-geral da CAL, Manuela Júdice, mostrou-se “satisfeita com o estabelecimento de mais estas duas parcerias, dois passos no sentido da aproximação entre Portugal e a América Latina”.

Algo que José Ignacio Korzeniak, Embaixador do Uruguai em Portugal, também presente privilegia: “o trabalho e a troca de informação em rede é absolutamente essencial para a cooperação entre as duas regiões. Acredito que este é o caminho certo para a Casa da América Latina. Desenvolver parcerias e apoiar projetos de valor, cumprindo a sua missão de estabelecer pontes entre Portugal, as instituições, as empresas portuguesas e os países latino-americanos e neste caso especifico com o enfoque no Uruguai ”.

Galeria de Fotos

Partilhe: