Gastão Cruz recebe Prémio de Tradução Literária

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

19 de Junho
18h30
Casa da América Latina

A Casa da América Latina e o Grupo Lena convidam para a cerimónia de entrega do Prémio Casa da América Latina/Grupo Lena de Tradução Literária, no próximo dia 19 de Junho, sexta-feira, pelas 18h30, na Casa da América Latina (Av. 24 de Julho, 118-B, em Lisboa).

O Presidente da Comissão Executiva da Casa da América Latina e Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, irá entregar o Prémio a Gastão Cruz pela tradução da obra “Troco a Minha Vida por Candeeiros Velhos”, do colombiano León de Greiff, editado pela Abysmo em 2014.

Em 2015, o Prémio de Literatura Casa da América Latina/Grupo Lena recebeu candidaturas de 14 obras publicadas em Portugal por nove editoras. O Prémio de Literatura é concedido anualmente pela Casa da América Latina e pelo Grupo Lena, alternando entre a Criação Literária e a Tradução Literária.

Nos últimos anos, o Prémio de Criação Literária foi atribuído ao colombiano Héctor Abad Faciolince pelo livro “Somos o esquecimento que seremos” (2010, Quetzal Editores) e ao brasileiro Manoel de Barros pela obra “Poesia Completa” (2012, Caminho).

Já o Prémio de Tradução Literária 2009 premiou Hélder Moura Pereira pela tradução de “O inútil da família”, do chileno Jorge Edwards, e em 2011 foi a vez de Cristina Rodriguez e Artur Guerra serem distinguidos pelo trabalho desenvolvido em “2666”, do chileno Roberto Bolaño.

Partilhe: