Embaixadora aproxima Portugal do Panamá

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

“O IAPMEI é uma agência para a competitividade e inovação e a sua principal missão é apoiar as PMEs em todo o seu ciclo de vida”, explicou Miguel Cruz, presidente do IAPMEI, no início da sua apresentação à Embaixadora do Panamá, Ilka Varela de Barés, numa visita promovida pela Casa da América Latina a 26 de maio.

Durante a manhã, a Embaixadora conheceu as instalações do Campus do Lumiar, onde estão instaladas “dezenas de empresas que empregam cerca de 2000 trabalhadores”, explicou o presidente do IAPMEI. Neste local encontram-se empresas ligadas ao sector da biotecnologia, como a Ovione, Bial ou Algafuel, e também empresas dos sectores das TICs, automóvel, saúde ou educação. “Mas o IAPMEI não é só o Lumiar temos 14 delegações no terreno, espalhadas por 12 cidades”, referiu.

“O tecido económico português é constituído principalmente por micro, pequenas e médias empresas e é para elas que se dirige 99,9% do nosso trabalho. A dinamização do empreendedorismo e a criação de novas empresas é um dos nossos desafios e para isso contamos com vários parceiros, nomeadamente a Câmara Municipal de Lisboa ou o Banco de Portugal”, acrescentou o responsável.

Um cenário que, no entender de Ilka Varela de Barés, não é tão diferente daquele que existe no Panamá. “Temos uma Autoridade de micro, pequenas e médias empresas (AMPYME), uma plataforma chamada Pymes Gestion Panamá, dedicada ao apoio e formação de PMEs e zonas económicas com benefícios muito interessantes para as empresas, como a Zona Franca Panamá Pacífico”, disse a Embaixadora.

Antes do fim da visita, Ilka Varela de Barés reforçou a vontade de “identificar instituições que façam a diferença no desenvolvimento económico de Portugal e que possam colaborar com congéneres no Panamá”.

O primeiro reflexo desta colaboração pode notar-se já em Novembro. Nesse mês, a Embaixada do Panamá, em colaboração com a Casa da América Latina, a Fundação AIP e a AICEP, vai receber em Portugal uma delegação panamense e organizar eventos e promover reuniões bilaterais dirigidos aos mais diversos sectores empresariais, educativos entre outras áreas.

Galeria de fotos

Partilhe: