Programa CYTED apresentado em Lisboa

Etiquetas: , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

O uruguaio Alberto Majó, Secretário-Geral do CYTED (PROGRAMA IBERO AMERICANO DE CIENCIA Y TECNOLOGIA PARA EL DESARROLLO), abriu a conferência “Ibero-América como potência emergente na investigação e na inovação. Caminhos, Estratégias, Plataformas de cooperação”, no passado 24 de Fevereiro, no ISCTE-IUL, com o apoio da Casa da América Latina.

O Programa Ibero Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) é um programa internacional de cooperação científica e tecnológica multilateral. Foi criado em 1984 por acordo entre 19 países da América Latina, Espanha e Portugal.

Esta conferência foi uma oportunidade para compreender o funcionamento do programa de cooperação multilateral em Ciência e Tecnologia da região ibero-americana, cujo objectivo é fomentar a colaboração em diferentes campos desde a investigação básica ao desenvolvimento tecnológico e à inovação.

Alberto Mayo sublinhou a diversidade e as assimetrias entre os países, destacando que os mecanismos de cooperação científica e internacional desenvolvidos pelo CYTED se adaptam aos diferentes contextos, quer nacionais como internacionais. Chamou a atenção dos presentes – professores, investigadores, estudantes e diplomatas – para as convocatórias que o CYTED realiza anualmente e que têm em vista a formação de redes que estimulem o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a partilha de conhecimento entre pares.

Moderados por Sandro Mendonça (BRU-IUL e ISCTE Business School, Gestor Científico do CYTED), participaram ainda da conferência Luis Fretes (CEI -IUL e ex-Embaixador do Paraguai em Portugal), Filipe Duarte Santos (da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e ex-Gestor Científico do CYTED) e Luís Telo da Gama (Prof. da Faculdade de Medicina Veterinária na Universidade de Lisboa e Voga da área de Agro-Alimentação). A CAL esteve representada pela coordenadora científica e cultural, Maria Xavier.

Links úteis para mais informações:
https://www.fct.pt/apoios/cooptrans/cyted/
http://www.cyted.org/

Partilhe: