Carnaval na América Latina

Etiquetas: , , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

O Carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Calcula-se que terá tido origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C, passando a ser uma comemoração adoptada pela Igreja Católica em 590 d.C, a realizar-se sempre 40 dias antes da Quaresma. Os países latino-americanos possuem grandes festividades carnavalescas, cada uma com a suas características e manifestações de alegria. Conheça algumas das grandes festas de Carnaval da América Latina.

Carnaval de Barranquilla • Colômbia

Carnaval de Barranquilla2

Barranquilla é uma das cidades da Colômbia com maior diversidade cultural e comércio, já desde o século XIX. O Carnaval de Barranquilla tem lugar nos últimos quatro dias antes da Quaresma, e inclui danças como o “paloteo espanhol”, o “congo africano” e os “mico y micas nativas”. São executados muitos estilos colombianos de música, principalmente a cúmbia.
Site oficial

Carnaval de Oruro • Bolívia

Oruro foi um local cerimonial na era pré-colombiana, e foi refundado pelos espanhóis em 1606. Foi o local do festival Ito, banido pelos espanhóis no século XVII, mas continuado sob a fachada de celebração cristã: os antigos deuses andinos foram renomeados como santos. Foi associada com o Natal, e era celebrada a 2 de Fevereiro. Actualmente celebra-se antes da Quaresma e dura dez dias. O evento mais importante é a entrada, uma procissão de mais de 28 mil dançarinos e 10 mil músicos, que marcham durante vinte horas.
Site oficial

Carnaval de Paso de los Libres • Argentina

O Carnaval de Paso de los Libres, na província de Corrientes, Argentina, é conhecido como o “Berço do Carnaval Argentino” ou “Carnaval de Fronteira e da Integração”, já que faz fronteira com a cidade brasileira de Uruguaiana. Este Carnaval remonta à segunda metade do século XIX e era celebrado na Calle Madariaga e Calle Colón, actualmente a rua principal da cidade. Uma das tradições carnavalescas mais antigas do continente, em que se misturavam contribuições culturais guaraníticas, espanholas e africanas do final do século XIX e início do XX.
Site oficial

Carnaval de Mazatlán • México

O Carnaval de Mazatlán tem uma duração de sete dias e conta com muitas actividades como desfiles, percursos nos carros alegóricos e bailes de máscaras. O primeiro Carnaval registado foi celebrado em 1848, mas apenas 50 anos depois, o evento tomou a forma actual.
Site oficial

Carnaval de Cajamarca • Peru

O Carnaval de Cajamarca é o mais importante do Peru e uma das maiores festividades celebradas no país, e este é denominado por: “Cajamarca, Capital del Carnaval Peruano”. Algumas das características são as «quadras de Carnaval» e as máscaras bastante coloridas. Para além da música e alegria que animam estas festas, existem também os jogos com pistolas de água e balões de água e tinta. Um elemento característico deste Carnaval é ainda a bebida “chicha de jora”.
Site oficial

Carnaval de Olinda • Brasil

O Carnaval de Olinda é reconhecido mundialmente pelos desfiles dos Bonecos de Olinda, bonecos de mais de dois metros, coloridos e de fácil localização, que saem às ruas junto com os foliões. É realizado no Centro Histórico de Olinda. Reúne mais de um milhão de pessoas, durante o evento, com participação de mais de 500 grupos carnavalescos.
Site oficial

Carnaval da Bahia • Brasil

O Carnaval da Bahia é uma festa popular de rua que é organizada anualmente em Salvador (estado da Bahia). Começou a evoluir a partir da diferença entre as classes sociais – carnaval de rua contra carnaval em clubes privados – resultando numa inversão da ordem social, tornando-se numa celebração utópica de igualdade em que a divisão social está temporariamente suspensa.
Site oficial

Carnaval do Rio de Janeiro • Brasil

O Carnaval do Rio de Janeiro é uma manifestação cultural e festa popular mundialmente famosa. Uma celebração constituída por desfiles de escolas de samba, bailes de Carnaval e blocos e bandas de rua. A sua história remonta ao período da Independência do Brasil, quando a elite carioca decidiu afastar-se do passado lusitano e incrementar a aproximação às novas potências capitalistas. O Carnaval teve um longo caminho desde que foi trazido para o Rio, tornando-se um dos maiores eventos do mundo. Um dos mais recentes desenvolvimentos foi que o maior desfile de samba do mundo foi levado para o Sambódromo, uma área especialmente construída para este fim.
Site oficial

Partilhe: