Sampaio destaca ideais políticos de Bachelet

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

O Ex-Presidente da República Jorge Sampaio foi um dos oradores das ‘Conferências de Lisboa’, no dia 3 de Dezembro de 2014, tendo centrado a sua intervenção no tema do desenvolvimento e da cooperação internacional. No seu discurso, Sampaio destacou o pensamento político de Michelle Bachelet, a actual Presidente do Chile.

O Ex-Presidente português vincou várias vezes que no sistema económico prevalecente no Ocidente, o progresso e a estabilidade económica, bem como o bem-estar dos cidadãos, não são potenciados pela mera acção dos mercados. Citando Bachelet, cujo pensamento político se assemelha ao seu neste aspecto, Sampaio referiu que “o desenvolvimento não se define só com um PIB per capita elevado. Inclui crescimento sustentável, inclusão, coesão social, governabilidade e o aprofundamento ou alargamento da democracia. Vai de mão dada com diversidade, transparência e accountability. Requer liberdade,
mas também justiça social. É sinónimo de proteção do ambiente e de respeito pelos Direitos Humanos. Precisa de mercados prósperos, graças a inovação produtiva e que não se baseiem na especulação”.

Sampaio falou também dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, impulsionados pela Organização das Nações Unidas, que se prepara para prosseguir com aqueles objectivos com uma Agenda Pós-2015. No que toca à cooperação internacional, Sampaio sublinhou a importância da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Leia aqui a intervenção completa de Jorge Sampaio.

Partilhe: