Curso de guionismo para telenovelas

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

Cenas dos próximos capítulos: curso de guionismo para telenovelas
23 a 27 de Fevereiro de 2015
14h00 – 18h00
20 horas
Casa da América Latina
Inscrição: 60€ (até 19 de Fevereiro)
Limite de inscrições – mín. 15, máx. 30 pessoas
Com direito a certificado de participação

Contactos para inscrições: (até 19 de Fevereiro)
Tel. 21 394 73 50/6 | 91 326 98 53
E- mail: dlopes@casamericalatina.pt

No final de uma telenovela, há sempre uma questão comum aos telespectadores: a próxima história será melhor do que a anterior? Uma outra pergunta possível é: quais as estratégias narrativas utilizadas pelos guionistas para escrever um enredo tão longo? Para entender esse complexo processo de criação de uma telenovela, a guionista brasileira Ana Paula Guedes ministrará o curso “Cenas dos próximos capítulos: curso de guionismo para telenovelas luso-brasileiras”, no período de 23 a 27 de Fevereiro, das 14hs às 18hs, nas instalações da Casa da América Latina, em Lisboa.

O minicurso consiste numa actividade intensiva, com aulas práticas e teóricas realizadas durante uma semana. Os alunos terão aulas expositivas sobre a telenovela, a sua história, a sua trajectória, as suas características enquanto narrativa e ainda participarão de actividades criativas de elaboração de personagens, cenas e diálogos. Nos últimos dias do minicurso (quinta e sexta), a sala de aula será transformada num espaço de criação, no qual a professora assume também a função de autora da história e os alunos serão os guionistas colaboradores, evidentemente em formação.

O principal objectivo do curso é trabalhar colectivamente uma proposta de telenovela inédita (autoria da guionista Ana Paula Guedes), que será desenvolvida e discutida pelos participantes (colaboradores, em alusão às nomenclaturas usadas na televisão brasileira) para que compreendam como são criados e planeados o enredo geral, as histórias secundárias (paralelas), os núcleos dramáticos e as personagens (protagonistas e secundários), resultando assim numa versão preliminar de uma bíblia (manual) de um produto experimental, que abordará a realidade e a cultura de Lisboa.

Ana Paula Guedes é doutoranda em Ciências da Comunicação, na Universidade de Coimbra (tese sobre guionismo de telenovelas), mestre em tele-ficção (séries televisivas) pela Universidade Federal da Bahia (BR), especialista em guião para televisão e vídeo pelo Centro Universitário Jorge Amado (BR) e graduada em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (BR). Jornalista, guionista e docente, actua no mercado de audiovisual brasileiro (maioritariamente na Bahia) há mais de 15 anos, criando guiões para a televisão e para o vídeo, além de já ter exercido diferentes funções (produtora, directora e repórter) em emissoras de televisão e produtoras de vídeo localizadas na Bahia.

Com o apoio do CIMJ – Centro de Investigação em Media e Jornalismo, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Programa do curso

Partilhe: