Conversa sobre teatro com Mercy Bustos

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

17 de Junho de 2014
19h00
Teatro D. Maria II
Entrada livre

O terceiro encontro do Ciclo de Conversas sobre o Teatro na América Latina, organizado pela Casa da América Latina em parceria com o Teatro D. Maria II, tem como convidada a actriz e dramaturga Mercy Bustos, natural do Peru. Rui Pina Coelho modera a conversa com a dramaturga sobre o teatro peruano, que também abordará o trabalho da peruana Mariana de Althaus.

Segue-se a leitura da peça Então Alicia caiu, de Mariana de Althaus, sobre o confronto de gerações entre mãe e filha. Daniela, 40 anos, é escritora. Paz tem 15 anos e está com a mãe num quarto de hotel. Nesse pequeno espaço, duas gerações debatem-se com as diferenças e problemáticas próprias de cada idade. O passado é uma ferida ainda aberta que dá lugar a confissões, remorsos e, sobretudo, revelações. Uma história do nosso tempo e para o nosso tempo, traduzida por Mário Quartin Graça, com coordenação de Lúcia Maria e interpretada por Lita Pedreira e Maria Jorge.

Mercy Bustos é actriz, promotora cultural e antropóloga. Professora de Teatro desde 1980 em vários colégios e universidades, encenou mais de 15 peças de teatro. Participou na Escola Internacional de Teatro Latinoamericano na Argentina, com o director Oswaldo Dragún. Assinou a dramaturgia de La Magia del Bitute (obra sobre a comida peruana) e de Ayenli, la florcita que buscaba el sol, de sua autoria, uma obra reconhecida pelo Ministério da Educação e pela Unesco, actualmente difundida por várias instituições escolares. Tem ainda participado como actriz em diversas sitcoms e telenovelas.

A última sessão do ciclo, que conta também com o apoio do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro e das Embaixadas do Chile, México, Peru e República Dominicana em Portugal, terá lugar no dia 1 de julho com o dramaturgo Juan Radrigán (Chile).

Partilhe: