Apresentados trabalhos sobre América Latina

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

No dia 28 de Maio de 2014 a Casa da América Latina, em parceria com a Embaixada do México, foi recebida na Escola Básica 2/3 Professor Pedro D’Orey da Cunha, do Agrupamento de Escolas da Damaia, para assistir aos trabalhos finais do projecto colaborativo A Minha América Latina, este ano com um foco no México, devido à celebração dos 150 anos de relações diplomáticas entre o México e Portugal.

A CAL fez-se representar pela sua Secretária-Geral, Manuela Júdice, e pela Coordenadora e a assistente de Programação Científica e Cultural, Maria Xavier e Diana Lopes respectivamente. Da Embaixada esteve presente o Conselheiro Cultural José Manuel Cuevas.

A escola, que criou um Clube de Espanhol (coordenado pela professora Fátima Martins) no âmbito do projecto A Minha América Latina da CAL, apresentou os resultados de várias iniciativas nas disciplinas de Língua Espanhola, Educação Física, Educação Visual, Educação Musical (canções populares), Educação Moral Religiosa e Católica, História e Geografia, entre outras. Partindo de um inquérito inicial para perceber quais os seus conhecimentos sobre o México, os alunos fizeram uma pesquisa e propuseram eles próprios os trabalhos que se viram no final.

Do trabalho desenvolvido resultaram uma exposição de desenhos de personalidades mexicanas, a interpretação das músicas La Bamba (Ritchie Valens) e Me voy (Julieta Venegas), a leitura de poemas de Octavio Paz, a realização de um vídeo que chama a atenção para os estereótipos relacionados com nacionalidade, raça, género, idade e aspecto físico do ‘outro’, e um videoclip da música Metrosexual de Amandititita, interpretado por todos os alunos envolvidos no projecto.

O projecto pedagógico A Minha América Latina foi criado pela CAL no ano passado, durante o Ano do Brasil em Portugal, e tem como objectivo proporcionar um conhecimento multifacetado das sociedades latino-americanas. O projecto explora as percepções e representações de jovens estudantes sobre a região latino-americana e procurar envolver, ao longo dos anos lectivos, professores das mais diversas disciplinas e a comunidade escolar em geral.

Consulte a galeria multimédia.

Partilhe: