Blanca Luz Pulido apresenta livro de poesia

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

16 de Abril de 2014
18h30
Casa da América Latina
Entrada livre

A Casa da América Latina recebe no dia 16 de Abril, às 18h30, a poetisa, ensaísta e tradutora mexicana Blanca Luz Pulido, para a apresentação do seu livro Caderno de Endereços: Antologia de poemas 2005-2012. A apresentação conta também com a presença da poetisa colombiana Lauren Mendinueta.

Caderno de Endereços, no original Libreta de Direcciones, é uma edição bilingue editada em 2013 pela Mantis Editores, e contou com o apoio do Sistema Nacional de Criadores de Arte, do Fundo Nacional para a Cultura e as Artes do México. Nele estão incluídos, entre outros, os poemas Interrupção (“[…] O calor insiste, / contra meus desejos de chuva. / O verão é inútil, de entusiasmos alheios […]”), Tecer, Bordar (“[…] Com as tardes suspensas nos dedos, / fiam, bordam, / tecem o tempo as mulheres. / […] E dispersam, / nos espaços em branco, / os esquecimentos”) e o poema que dá o título ao livro, Caderno de Endereços (“[…] Saltam em suas páginas / anos demais, / adeuses demais […]”).

Blanca Luz Pulido (1956) estudou Língua e Literaturas Hispânicas na Universidade Nacional Autónoma do México, onde recebeu uma menção honrosa com uma tese sobre o narrador uruguaio Felisberto Hernández. Estudou tradução de português na Universidade de Lisboa e concluiu um Mestrado em Letras Mexicanas na Universidade Autónoma de Puebla, em Espanha. Actualmente é bolseira do Sistema Nacional de Criadores e, desde 2009, professora investigadora da Universidade Nacional Autónoma do México.

Publicou, entre outros, os seguintes títulos de poesia: Raiz de Sombras (1988), Reino del Sueño (1996), Cambiar de Cielo (1997), Los Días (2003), Pájaros (2005), Al Vuelo (2006), Materia Habitada (2007), La Tentación del Mar (2012) e Cerca, Lejos (2013). Como ensaísta publicou Una Família de Árboles: Reflexiones sobre los Libros y la Lectura (2011) e Cartas Lusitanas: Notas sobre Poetas y Narradores Portugueses (2012).

Partilhe: