Lançamento de livro sobre literatura portuguesa

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

22 de Abril de 2014
18h30
Casa da América Latina
Entrada livre

O professor Edgard Pereira apresenta na Casa da América Latina, no dia 22 de Abril pelas 18h30, o seu livro Arquivo e Rota das Sombras, que reúne ensaios e recensões sobre literatura portuguesa. O poeta Fernando Pinto do Amaral falará sobre o livro.

Editado pela Aldeiabook em 2014, Arquivo e Rota das Sombras reúne artigos, ensaios e recensões críticas publicados por Edgard Pereira desde 1984. Os textos, que resultam da sua investigação académica, foram maioritariamente elaborados a partir de comunicações apresentadas em congressos, abordando obras literárias portuguesas representativas de várias épocas. A segunda parte do livro é composta de comentários mais breves sobre outras obras e autores.

Os textos incluídos em Arquivo e Rota das Sombras referem-se a várias das principais obras de autores como Luís de Camões, Fernando Pessoa, Almeida Garrett, Eça de Queirós, Agustina Bessa-Luís, José Saramago, Eugénio de Andrade, Maria Gabriela Llansol, Vergílio Ferreira, Gastão Cruz, Eduardo Pitta, Miguel Serras Pereira e Fernando Pinto do Amaral, entre outros.

Professor de Literatura Portuguesa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Edgard Pereira é doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ensaísta e escritor, publicou os livros de ficção Violeta Trindade (1976), O Lobo do Cerrado (1996), Outono Atordoado (romance premiado pela Xerox do Brasil em 2001), além dos ensaios Portugal: Poetas do Fim do Milênio (1999) e Mosaico Insólito (2006).

Partilhe: