Empresários e embaixadores foram ao Algarve

Etiquetas: , , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

Na visita ao Algarve, promovida pela Casa da América Latina com a AIP/CCI, estiveram presentes os embaixadores e responsáveis diplomáticos do Chile, Colômbia, México, Paraguai, Perú, República Dominicana e Uruguai.

“O Algarve apresenta características únicas que potenciam relações com a América Latina. É um destino turístico com uma oferta de grande qualidade, que potencia o estabelecimento de parcerias na área da formação e investimento mútuo entre a nossa região e os países hoje aqui representados”, referiu o anfitrião Vítor Neto, Presidente do NERA e Vice-Presidente da AIP/CCI, durante a sessão de abertura do roadshow.

Manuela Júdíce, Secretária-Geral da CAL, salientou as várias oportunidades de negócio que surgiram a partir dos roadshows realizados pela CAL em parceria com a AIP-CCI, AIP Feiras e Congressos e os Núcleos Regionais Empresariais.

“Estes roadshows ajudam a estabelecer um novo vínculo entre Portugal e a América Latina, vínculo que existia sobretudo com o Brasil, país irmão (…). Mas o que destaco que os relacionamentos entre os povos embora devam ser, também, económicos devem-no ser num contexto mais abrangente de natureza cultural, científica, religiosa, pois são os laços que permanecem no tempo”, referiu o embaixador do Paraguai, Luís Fretes Carreras.

O Embaixador da Colômbia anunciou que a partir do dia 1 de Junho existirá um voo directo duas vezes por semana Lisboa-Bogotá, o que irá permitir a vinda de mais turistas colombianos a Portugal, e uma deslocação facilitada para os empresários de ambos os países. Já no final da sua apresentação, Germán Santamaría Barragán disse que “os países são feitos pelas pessoas. A Colômbia teve muitos problemas mas foi capaz de os ultrapassar, por isso estou convicto que o mesmo se passará em Portugal e os embaixadores da América Latina estão empenhados em contribuir para esse objectivo”.

Durante a sua apresentação, o Ministro Conselheiro da Embaixada do México, José Manuel Castañeda, destacou que a apresentação de NERA sobre a actividade económica do Algarve o “leva a pensar que existem muitas possibilidades de intercâmbio entre o Algarve e o México. O turismo é um dos sectores em que somos ambos muito fortes, por isso podemos desenvolver intercâmbios.”

A visita seguiu para a Novacortiça, empresa de São Brás de Alportel, especializada em produção dos discos de cortiça utilizados nas rolhas de champanhe e espumante, e que também detém a marca Pelcor. Com 60 funcionários, esta empresa facturou cerca de cinco milhões de euros no ano passado, dos quais 80% foram provenientes do mercado externo.

A Algardata foi a última empresa visitada. Dedicada às tecnologias de informação aplicadas à gestão, esta empresa oferece soluções informáticas integradas, serviços especializados, sistemas de gestão empresarial, I&D de software à medida, consultoria e soluções de base web como sistemas SaaS e Cloud, através da integração de soluções/produtos com parceiros.

Actualmente com 180 funcionários, a empresa está presente em Espanha, Portugal, Angola, Argentina, Brasil, Moçambique e Cabo Verde. O grupo, segundo referiu o administrador Cláudio Correia, facturou cerca de 4,2 milhões de euros em 2013, dos quais 400 mil são relativos às operações no exterior. Em 2013 já havia crescido 4% e espera ter uma taxa de crescimento de 10% em 2014. “A América Latina é sem dúvida uma aposta, até porque a Argentina é o meu país e quero reforçar a nossa participação nesse continente”.

A visita terminou com uma recepção nos Paços do Concelho, onde a CAL e os embaixadores da América Latina foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, pelo restante Executivo Municipal e pelo Presidente da Assembleia de Freguesia.

Vítor Aleixo terminou a visita dirigindo-se aos embaixadores: “o entendimento e a cooperação entre estados também pode e deve ser feito à escala das cidades. Bem-vindos a Loulé”.

Veja as apresentações das Embaixadas:
Chile
Colômbia
México
Paraguai
Peru
República Dominicana
Uruguai

Partilhe: