A CAL e a programação cultural em 2014

Etiquetas: , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

2014 é um novo ano em que a Casa da América Latina (CAL) continuará a privilegiar o conhecimento sobre a América Latina em Portugal, através de eventos nos quais a cultura e a ciência permitirão ampliar horizontes.

No dia 1 de Janeiro passaram 55 anos sobre revolução cubana, acontecimento marcante da história contemporânea e cuja comemoração vem reforçar a presença de Cuba na programação da CAL.

Mas 2014 é também o ano em que se celebram 100 anos de relações entre Portugal e a Venezuela – em 1914 apresentou credenciais o ministro português João Botto Machado – e em que se assinala a passagem de 150 anos sobre a nomeação do enviado extraordinário e ministro plenipotenciário do México em Portugal, Francisco Facio.

A sul do continente americano, as palavras mantêm Júlio Cortazar entre nós, 100 anos depois do seu nascimento e 30 após a sua morte. A CAL, em conjunto com a Fundação José Saramago, assinala o Ano Cortázar: cinema, teatro, música e debates serão anunciados ao longo do ano.

O Dia Mundial da Poesia será dedicado à poesia mexicana contemporânea na festa anual do CCB. O México será também o país em destaque no projeto pedagógico A Minha América Latina, desenvolvido pelos alunos da Escola Básica 2/3 Pedro d’Orey da Cunha.

Importantes dramaturgos latino-americanos, num projecto conjunto com o Teatro Nacional D. Maria II, virão a Lisboa para conversar com o público sobre as suas obras e a realidade da América Latina, numa iniciativa inédita da CAL com o Teatro Nacional D. Maria II.

A Mostra de Cinema da América Latina continuará a marcar o mês de Dezembro nesta que será já a sua 5ª edição.

Artes, música, literatura, poesia, cinema, cursos, conferências e prémios. E um extra: o futebol. Os jogos das selecções latino-americanas durante o Mundial no Brasil serão transmitidos em directo na CAL. Venha celebrar connosco.

Siga com atenção a nossa programação no site e no facebook. A América Latina está perto de si.

Partilhe: