Encontro sobre a Colômbia contou com ministra

Etiquetas: , , , , ,
___________________________________________________________________________________

Decorreu no dia 11 de Novembro de 2013 um encontro, no âmbito da visita a Portugal da Ministra das Relações Exteriores da Colômbia, Maria Ángela Holguín. O encontro foi organizado pelo vice-primeiro-ministro português, Paulo Portas.

Para além de Portas e Holguín estiveram presentes no encontro o Presidente da aicep Portugal Global, Pedro Reis, e o Embaixador da Colômbia junto da Organização Mundial do Comércio, Gabriel Duque. Rui Rebeca, Global Marketing and Innovation Director da TIMWE, e Sérgio Marques, Director Geral da Parfois, também falaram.

Maria Ángela Holguín mencionou a excelente relação existente entre ambos os governos, que tem possibilitado ao longo dos últimos anos o aumento dos investimentos entre Portugal e a Colômbia: “conhecemos a qualidade das empresas portuguesas, disponibilizamo-nos para trabalhar com as PMEs portuguesas. Há muito por fazer nas áreas da inovação, novas tecnologias e infra-estruturas”.

Visivelmente satisfeito, Paulo Portas salientou que “a América Latina é uma prioridade deste Governo. A criação da Comissão Mista ministeriável é prova disso (…) e não posso deixar de constatar a evolução extraordinária da Colômbia. Um país que conseguiu passar da imagem negativa de terrorismo e narcotráfico para uma economia pujante, simplesmente porque fez o trabalho de casa”.

O ex-ministro do Comércio Exterior e actual Embaixador da Colômbia junto da OMC destacou a importância da Aliança do Pacifico, impulsionada pelo Chile, Perú, Colômbia e México, enquanto mecanismo de articulação económica e política de cooperação e integração.

A sessão foi encerrada por Pedro Reis, que elogiou os casos de sucesso das empresas portuguesas que já estão presentes no mercado da Colômbia. O encontro empresarial Portugal – Colômbia contou com a presença de 107 empresas e mais de 200 pessoas.

Partilhe: