Tertúlia Diplomática com Antonio Sarabia

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

2 de Dezembro
18h30
Livraria Férin, Chiado, Lisboa

Antonio Sarabia, um dos grandes nomes da literatura mexicana, vai estar presente na próxima sessão da Tertúlia Diplomática Portugal, a Europa e o Mundo. O seu livro Tróia ao Entardecer irá ser apresentado pelo Embaixador do México em Portugal, Benito Andión, e Sarabia irá comentá-lo e autografá-lo durante a sessão.

O livro venceu o Prémio Espartaco 2008 de Melhor Romance Histórico e foi editado recentemente em Portugal. Outros livros da obra de Antonio Sarabia estão também estão publicados no paísl: Os Convidados do Vulcão (1996), A Taberna da Índia (2003) e O Regresso do Paladino (2007).

O Embaixador do México falará ainda do tema O México na actualidade e as relações com Portugal”, uma vez que 2013 é considerado um ano de ouro nas relações luso-mexicanas, e esta será uma oportunidade para serem feitos um balanço e a projecção do futuro.

2013 ficou marcado por um forte impulso nas relações entre Portugal e México, que estão prestes a atingir a marca dos 150 anos. Em Junho, o então Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, esteve em visita ao México liderando uma comitiva de 40 empresários. Já em Outubro o Primeiro-Ministro português, Pedro Passos Coelho, esteve em visita ao México para consolidar o objectivo de duplicar as relações comerciais bilaterais com o país que é o quarto maior parceiro de Portugal fora da União Europeia e o segundo maior na América Latina.

O México tem tido anos sucessivos de crescimento económico, sendo as previsões para este ano superiores a 3% do PIB. O México é, actualmente, a 13ª maior economia do mundo e o segundo país mais rico na América Latina, logo após o Brasil.

Nomeado para Portugal em meados de 2012, o Embaixador Benito Andión tem uma experiência diplomática de mais de três décadas, tendo desempenhado várias funções dirigentes no Ministério das Relações Exteriores e ocupado postos diplomáticos no Japão, na Índia, no Quénia, em El Salvador, na Suécia, nas Honduras e na Jamaica. Já em Lisboa, foi quem acompanhou e desenvolveu o recente processo de intensificação das relações bilaterais.

Partilhe: