YAP negoceia com México portal de imprensa

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

A YAP Comunicação, o ramo do Grupo YAP para as tecnologias de informação, acredita que poderá em breve anunciar a venda do seu Portal de Imprensa Regional às autoridades mexicanas. O secretário de Estado português Pedro Lomba tem acompanhado a internacionalização da empresa, parceira da Casa da América Latina, e afirma que “é um orgulho poder apoiar a exportação de um projecto português, desenvolvido numa parceria entre uma empresa nacional e o Estado”.

Na missão empresarial ao México, realizada em Junho, quer os responsáveis de um dos principais estados mexicanos – o Estado do México –, quer os responsáveis do Governo Federal se mostraram muito interessados em adquirir aos portugueses da YAP uma tecnologia que, de forma simples e económica, permite aos jornais regionais fazer a sua passagem para o mundo digital e para a internet.

Como a YAP produz no México, desde 2004, rádios para os modelos da Volkswagen em todo o mundo, o grupo é bem conhecido das autoridades mexicanas. E, por isso, estas interessaram-se muito por uma solução que pode ser crucial para os jornais regionais e locais do México se adaptarem às novas tecnologias e ultrapassarem as dificuldades que sentem actualmente.

“Nos contactos efectuados em Junho o secretário do Desenvolvimento Económico do Governo do Estado do México, Félix Villalobos, mostrou-se muito interessado”, relata Nuno Simões, o CEO do Grupo YAP. “Viu nele não só uma oportunidade para o seu Estado, que tem 15 milhões de habitantes, mas também para o Governo Federal. Nessas reuniões, aliás, estiveram também presente o diretor-geral do Sistema Estatal de Informática e a directora do Governo Electrónico e Política Informática, um organismo federal”.

Dos auto-rádios aos portais

A YAP é um grupo de empresas portuguesas cuja maior parcela da facturação vem, ainda, do fabrico de rádios para o mercado automóvel. Com unidade de produção no México, a YAP equipa vários modelos da Volkswagen em todo o mundo, apostando agora em aumentar a sua penetração nos mercados russo, indiano e sul-africano.

O seu ramo ligado às tecnologias de informação/comunicação, a YAP Comunicação, que para além das áreas do marketing e da publicidade (é deles a agência publicitária Sardinha), tem também a Front.end que se tem vindo a responsabilizar pelas plataformas online de vários grupos editoriais europeus, representados em Portugal pela Editora Goody: T3, Topgear, Quer Saber, Digital Worten e Digital ACP, entre outras revistas.

Em 2007 a Front.end concebeu e mantém a funcionar até hoje em Portugal o Portal da Imprensa Regional, no qual qualquer publicação regional pode lá colocar, para além das edições impressas, todo o seu trabalho diário online, incluindo textos, fotos, infografias e vídeos. O portal, para além disso, pode também ser utilizado como sistema interno de redacção para qualquer publicação.

Trata-se de um produto maturado, estável e testado, estando em negociação em Portugal a sua evolução para que cada vez mais órgãos possam utilizar completamente todas as funcionalidades que este já oferece.

Partilhe: