Colóquio sobre Vicente e Dora Silva na FLUL

Etiquetas: , , , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

2 e 3 de Dezembro de 2013
10h00 – 19h00
Auditório III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Entrada livre

No cinquentenário do falecimento do filósofo brasileiro Vicente Ferreira da Silva (1916-1963), a Faculdade de Letras de Lisboa organiza o Colóquio Internacional Vicente e Dora Silva: Uma Vocação Póetico-Filosófica, que conta com o apoio da Casa da América Latina.

O casal brasileiro Vicente e Dora Silva, filósofo e poetisa de renome sobretudo na década de 50, são hoje referências centrais da cultura brasileira.

Vicente Ferreira da Silva é um expoente de um movimento filosófico brasileiro que aliou a lógica positivista à análise da linguagem, mas foi também referência no cruzamento da mitologia e do simbólico com a filosofia existencial. Na obra da poetisa Dora Ferreira da Silva é notório o legado dos clássicos da Antiguidade grega, mas a autora é também reconhecida como tradutora da obra do fundador da psicologia analítica, Carl Gustav Jung.

Devido à complexidade das suas obras o colóquio é estruturado em quatro campos, todos ligados entre si: filosofia, mitologia, psicologia e poesia. Para conhecer o programa completo clique aqui.

A entrada é gratuita e as inscrições para a emissão de certificado podem ser feitas para o e-mail coloquiovicenteedora@gmail.com. O custo da emissão será de 20 euros para profissionais e 10 euros para estudantes.

Partilhe: