Oportunidades de investimento no Panamá

Etiquetas: , , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

Por ocasião da visita do Presidente da Republica do Panamá, Ricardo Martinelli, o Governo e a Embaixada do Panamá promoveram no dia 30 de Julho, com o apoio da Casa da América Latina, da Fundação AIP, AICEP e IPDAL, um encontro com empresários sobre as oportunidades de negócios e investimento naquele país.

A diplomacia económica foi o tema central da visita ao nosso país, tendo o Presidente sublinhado as “já excelentes relações” entre os dois países,e referido a “cultura do mar, dos portos, dos oceanos, que foi o que fez grande Portugal e o Panamá”. “Portugal está numa cruzada importante, como em 1500, o Panamá pode ser o destino dessa nova jornada”, reafirmou, insistindo que neste encontro se pretende reforçar as relações comerciais entre os dois países, num momento em que o estratégico canal se está “a expandir”.

A escolha do Panamá como plataforma logística para as empresas portuguesas, sendo o Panamá um país “com os aeroportos mais conectados do mundo, os maiores portos da América latina, segurança jurídica” e facilidade em encontrar parceiros, são vantagens que Martinelli destacou no encontro, apelando a que os empresários portugueses se desloquem ao seu país e verifiquem as diferentes áreas onde podem trabalhar, à semelhança de empresas como a JP Sá Couto, a Somague ou a Vilaplano. “Estamos certos de que as empresas portuguesas que querem fazer negócios na América latina vão pretender estabelecer-se no Panamá, e a partir do Panamá alcançar o mercado sul-americano, centro-americano e do Caribe e, porque não, também o mercado da América do Norte”, sugeriu.

Luís Campos Ferreira, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, anunciou a colocação de um diplomata português naquele país, correspondendo a um pedido do Embaixador do Panamá, Federico Richa-Humbert.

“Portugal e o Panamá fazem parte da mesma comunidade ibero-americana. As empresas portuguesas podem e devem contribuir com a sua competência e excelência para o progresso do Panamá”, referiu Pedro Pessoa e Costa, administrador do AICEP, recordando ainda a Cimeira Ibero-Americana, que decorrerá de 18 a 19 de Outubro na cidade do Panamá.

Partilhe: