Numa Ciro leva monólogos cantantes ao teatro

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

24 e 25 de Maio
22h00
Teatro Meridional

Com apoio da Casa da América Latina, a artista brasileira Numa Ciro vai apresentar dois monólogos cantantes no Teatro Meridional. A Peleja da Voz com a Língua, o nome do espectáculo, será dividida nos monólogos A Viagem (dia 24) e O Amor (dia 25). A Viagem é inspirada pela sua vinda por 10 meses para Lisboa, onde residiu; O Amor aborda os modos como o amor é falado pela língua portuguesa e parte de obras de arte literárias e das canções. “O amor pelo país, o amor de mãe, a amizade, o amor e a paixão, o amor e a saudade, o amor impossível, o amor platónico, amor e ódio são alguns aspectos do amor que se sobressaem no monólogo”, segundo Numa Ciro.

Monólogo cantante é um espetáculo de canto à capella, sem acompanhamento instrumental, onde a voz é o principal recurso de sustentação, ao qual são incorporados elementos do teatro, das artes plásticas, da poesia e da literatura. Numa Ciro, que desenvolve esta arte há mais de 20 anos, encontra no tema Brasil – Portugal uma fonte de inspiração para a sua obra, enfatizando a língua portuguesa e as suas variações.

“Viagem, saudade e amor são palavras da nossa língua que estão intrinsecamente relacionadas com a história política, econômica e cultural dos dois países. É importante lembrar que é impossível tocar o tema Brasil – Portugal sem os ritmos e a musicalidade de África e dos povos indígenas. Portanto, a pesquisa do repertório musical e poético se deu através das composições contemporâneas e de diferentes tradições portuguesas, africanas e indígenas, além da árabe”, sublinha Numa Ciro.

Partilhe: