Alejandro Bruzual apresenta livro na CAL

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

22 de Maio
19h00
Casa da América Latina
Entrada livre

A Casa da América Latina e Ambiguae Edições convidam para a apresentação, na CAL, de Aldebarán e outros poemas, livro do poeta venezuelano Alejandro Bruzual. Aldebarán e outros poemas é a primeira obra de Bruzual traduzida em Portugal. A apresentação contará com a presença de Maria Eduarda de Sousa, a tradutora do livro, e do seu editor.

Alejandro Bruzual nasceu em Caracas, Venezuela, em 1957. É licenciado em Letras pela Universidade Central da Venezuela, professor executante de guitarra clássica e doutorado em Literaturas Latino-americanas pela Universidade de Pittsburgh University (Pensilvânia, EUA). É professor de Literatura Latino-americana na Universidad Central de Venezuela e investigador, no Centro de Estudios Latinoamericanos Rómulo Gallegos, em Caracas, de estudos literários, das vanguardas históricas latino-americanas e da música na história da música latino-americana. Publicou numerosos trabalhos e ensaios biográficos.

Na poesia publicou, entre outros, El Jardín de las Mujeres (Caracas, Monte Ávila Editores Latinoamericanos, 1993), Aldebarán y otros poemas (2010), Los cuadernos de Aleta, la pintora (2011), Abu reina, Mural a 33 pedazos para Lynndie England una muchacha cualquiera e El perro y la Rena (2012).

Em 2011, ganhou o Prémio Municipal de Literatura, na área de poesia, pela obra Aldebarán y otros poemas. Recebeu em 1996, 1997, 1999 e 2000 o Prémio Municipal de Música de Caracas, em 1998 o Prémio Municipal Lina Parenti e uma menção honrosa no Prémio Internacional de Musicologia da Casa de Las Américas, em 2001.

Partilhe: