A FILBO vista pela Casa da América Latina

Etiquetas: , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

Entre 17 e 30 de Abril de 2013 teve lugar a Feira do Livro de Bogotá, conhecida por FILBO. Portugal foi o país convidado de honra e esteve representado por um numeroso grupo de escritores, encabeçado por Vasco Graça Moura. Especial importância teve a representação da literatura infantil, que foi muito apreciada por visitantes e profissionais do livro. A Secretária Geral da Casa da América Latina, Manuela Júdice, deslocou-se a Bogotá para, no local, ter um contacto directo com um evento que é considerado o segundo mais importante da América Latina nesta área.

A participação de Portugal foi comissariada pelo investigador colombiano Jerónimo Pizarro e teve a sua maior expressão no pavilhão de Portugal que se estendia por 3000 m2, concebido, com êxito, pelos ateliers RPVP Designers e Forstudio Architects. Destaque para o cuidado posto na circulação dos visitantes e na forma como foi resolvido o revestimento do tecto do pavilhão: panos que lembravam as ondas do mar cortavam o som permitindo uma boa audição das conversas com os escritores. A situação da livraria e dos espaços infantis muito contribuíram para o sucesso do Pavilhão, pois não se podia entrar ou sair sem por eles passar. Foram vendidos milhares de livros e as vendas de direitos de autor ultrapassaram todas as expectativas. Milhares de crianças e jovens participaram nos passatempos sobre Portugal e a Cultura portuguesa. A zona de cafetaria, explorada conjuntamente pelos grupos Pestana e Jerónimo Martins, junto à saída do Pavilhão, onde eram servidas “especialidades portuguesas”, desde o caldo verde e a sopa de feijão aos pastéis de nata e pratos de queijo, constituiu um ponto forte da presença portuguesa.

Durante a estada em Bogotá, a Secretária Geral da CAL visitou a Casa da Poesía Silva e manteve um encontro com o seu director, o escritor e advogado Pedro Alejo Goméz, com vista a uma cooperação futura entre as duas instituições.

Partilhe: