Criada Câmara de Comércio e Indústria Luso-Uruguaia

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Recém-criada, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Uruguaia (CCILU) é uma associação de direito privado português, sem fins lucrativos, que visa fomentar e representar os interesses dos intervenientes nas relações culturais, económicas, industriais ou financeiras bilaterais. Esses contactos poderão dar-se junto dos serviços governamentais, entidades públicas ou privadas, quer uruguaias quer portuguesas, podendo as mesmas estender-se ao continente americano.

Fruto de uma necessidade de cooperação sentida por um grupo cada vez mais numeroso de empresários de ambos os lados do Atlântico, a CCILU surge numa altura em que, por razões várias, é visível a intensificação das relações culturais, económicas, industriais e financeiras entre os países da comunidade iberoamericana.

O Uruguai, considerado um dos países mais estáveis e promissores da região, tem visto a sua economia crescer, com captação de investimentos e promoção das suas exportações para o mundo inteiro. O país tem reconhecida uma boa localização e segurança interna, favoráveis ao desenvolvimento de negócios no Sul da América Latina. Tem também um capital humano disponível para projetos de desenvolvimento de infraestruturas públicas. Considera-se que o Uruguai tem também, atualmente, estabilidade política e que os tratados de livre comércio por si assinado o têm transformado num dos mercados mais atrativos para o investimento estrangeiro.

O Uruguai pode portanto, de acordo com a Presidente da CCILU, Marcela Popoff, ser “uma importante porta de entrada no continente americano”. Dada a necessidade de internacionalização da economia portuguesa para poder ultrapassar a
atual crise económica, Popoff considera que existem “condições favoráveis ao desenvolvimento de parcerias estratégicas entre os dois países”.

Partilhe: